NOTÍCIAS

Colheita de café chega a 56% do total, estima consultoria

por Revista Globo Rural:

Ritmo do trabalho está mais lento que no ano passado, assim como acontece com a comercialização

A colheita de café no Brasil avançou seis pontos percentuais e chegou a 56% da produção esperada para a safra 2017/2018 até a última terça-feira (11/7). A informação está em levantamento da consultoria Safras & Mercado, divulgado nesta quinta-feira (13/7).

O cálculo se baseia em uma estimativa de produção de 51,1 milhões de sacas de 60 quilos. Assim, a consultoria estima que já saiu das lavouras brasileiras um volume de 28,86 milhões de sacas de café arábica e conilon.

De acordo com a empresa, a proporção colhida até 11 de julho está um pouco abaixo do registrado na mesma época no ano passado, de 58%. A média dos últimos cinco anos para esse período é de 57% de produção já retirada das lavouras.

O consultor da Safras & Mercado, Gil Barabach, avalia que o avanço da colheita foi positivo, apesar de mostrar índices menores que os de 2016 e a média do último quinquênio. O que preocupa mais é o tamanho dos grãos que estão saindo da lavoura.

“Continua a queixa do produtor, por conta da safra miúda, especialmente no Sul de Minas. E isso pode impactar negativamente no resultado final da safra”, comenta Barabach, em nota.

Notícias Relacionadas