NOTÍCIAS

‘Colheita solidária’ é feita para ajudar produtor de café com câncer, no ES

por G1:

Mais de 40 moradores do interior de Colatina estão se mobilizando.

Proprietário está internado em hospital da Grande Vitória desde 2014.

“Este café tem gosto especial”, diz produtora rural que participa da colheita solidária em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo. Mais de 40 moradores do interior do município fazem colheita de café para ajudar dono de propriedade que está doente. Os vizinhos começaram a colher produto de graça para ele não fosse perdido.

O dono da propriedade, Vilson Garcia, está internado em um hospital da Grande Vitória desde o fim de 2014, com câncer na coluna, e não tem condições de fazer a colheita. A lavoura tem 33 mil pés de café e a safra deste ano será de cerca de 1.200 sacas do produto.

“Eu acho que este é o café mais saboroso que eu já apanhei. Porque a gente está ajudando uma pessoa que está precisando e que está passando por um momento difícil na vida, na saúde”, disse a produtora rural Elizete Vervloet.

‘Colheita solidária’ é feita para ajudar produtor de café com câncer no Espírito Santo (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)’Colheita solidária’ é feita para ajudar produtor de café com câncer

O café é a única fonte de renda de muitas famílias no interior do Espírito Santo, por isso a colheita do produto é um momento importante. “Para o produtor rural, a hora da colheita é sagrada porque representa tudo o que ele fez durante o ano, e assim podendo sobreviver”, explicou o produtor rural Marco Jacob.

Na colheita do café, os catadores recebem cerca de R$ 100 por dia, mas no mutirão da “colheita solidária” os trabalhadores não ganham dinheiro. “Não cobramos nada. Quem está nos pagando é Deus”, diz o produtor Lucínio Vervloet.

Não é a primeira vez que esse tipo de ajuda acontece na região. “Ano passado aconteceu um problema comigo, aí eles vieram ajudar até no sábado, ajudaram também no meio da semana… Esse ano estamos aqui ajudando”, contou a produtora Iracema Kippert.

“É uma alegria muito grande, não tenho nem como demonstrar. Todo mundo veio aqui para ajudar, isso é bom demais. Existe ainda união entre nós, né?”, conclui a esposa, Elizete Vervloet.

Notícias Relacionadas