NOTÍCIAS

Colômbia deve produzir 14,5 milhões de sacas de café em 2016

por CaféPoint:

A Colômbia produzirá 14,5 milhões de sacas de café de 60 quilos em 2016, volume acima das estimativas após o fenômeno do El Niño, que gerou perdas na agricultura no primeiro semestre, disse a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC).

“Muito provavelmente, a produção de café para 2016 será de 14,5 milhões de sacas, ou seja, 1,5 milhão de sacas a mais do que inicialmente tínhamos previsto” e 300.000 sacas a mais frente às 14,2 milhões de sacas produzidas em 2015, disse o gerente da FNC, Roberto Vélez.

Essa colheita cafeeira representa vendas de US$ 2,2 bilhões para a Colômbia.

Vélez disse que a FNC tinha previsto uma produção “conservadora” de 13 milhões de sacas, porque tinha “muito claro” que ia-se perder uma “quantidade de café por causa do fenômeno do El Niño”.

Finalmente, a perda pelo fenômeno meteorológico foi de 500.000 sacas. “Se não tivéssemos tido o fenômeno do El Niño tão virulento, o país terminaria o ano com uma produção de 15 milhões de sacas”.

Vélez não prognosticou a produção de café para 2017, quando se espera que o país seja afetado pelo fenômeno climatológico La Niña, ainda que tenha advertido que o país tem capacidade de produção de 15 milhões de sacas.

O diretor disse que a colheita desse ano “pode dar um empurrão no PIB colombiano” e uma “dinâmica à economia”, afetada pela baixa dos preços do petróleo e que fez com que o banco central modificasse para baixo sua previsão de crescimento para o país, de 2,5 a 2,3% em 2016.

A Colômbia é a quarta economia da América Latina, segundo o Banco Mundial, e cresce em 3,1% em 2015.

As informações são do LaInformacion.com / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas