NOTÍCIAS

Colômbia espera aumentar produção de café em 2017

por CaféPoint:

A Colômbia espera igualar ou ultrapassar levemente este ano as 14,23 milhões de sacas de 60 quilos de café produzidas em 2016, disse Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) do país. “A produção vai ser muito semelhante à do ano passado, entre 14,2 e 14,5 milhões de sacas”, disse Robert Velez, gerente da FNC.

O país, terceiro maior produtor de grãos do mundo depois do Brasil e do Vietnã, em 2016 produziu 14,23 milhões de sacas de 60 quilos, 0,4% a mais do que as 14,17 milhões de 2015. A FNC previa terminar o ano passado com uma produção de 14,5 milhões de sacas, a mais alta nas últimas duas décadas, mas a cultura foi prejudicada pelo El Niño. Velez alertou que o plantio deste ano sofrerá os efeitos da La Niña.

A FNC e o governo têm o objetivo de colher 20 milhões de sacas em 2020, para o que a Colômbia precisa para aumentar a produtividade por hectare dos atuais 18 sacas para 22 sacas.

Além de assistência tecnológica, o governo de Juan Manuel Santos acredita que o acordo de paz assinado em novembro com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, principal e mais antigo grupo guerrilheiro do país, vai permitir o cumprimento da meta.

“O pós-conflito vai deixar áreas do país onde a produção de café não está na melhor condição”, disse Velez, que disse que o conflito armado de mais de meio século impediu a consolidação dessas culturas, que são semeadas em 22 do 32 departamentos do país.

As informações são do El Nacional / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas