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Colômbia traça meta para ter café 100% sustentável

por CaféPoint:

Ainda que a meta seja ambiciosa, se há um país capaz de conseguir uma cafeicultura 100% sustentável em 2027 e como propôs a Federação Nacional de Cafeicultores (FNC) para quando cumprir 100 anos, é a Colômbia, afirma seu gerente comercial, Felipe Robayo.

O esforço institucional permitiu alcançar 212 mil fazendas com algum padrão de sustentabilidade, que representam mais de 165 mil cafeicultores com uma área de 396 mil hectares, o que equivale a 42% da área cultivada, disse ele durante o 83o Congresso Nacional de Cafeicultores.

“Vamos adotar muito do que temos hoje e do que implementamos nos últimos 15 anos em sustentabilidade. Temos toda a base institucional para levar isso a cabo nos próximos 10 anos”.

A estratégia até agora tem sido identificar as características regionais que facilitam cumprir os requisitos dos diferentes padrões de sustentabilidade, apoiar o produtor através do Serviço de Extensão para a adoção de boas práticas e acompanhar as auditorias de cumprimento para que a fazenda seja certificada e/ou verificada.

“Não é casualidade que a FNC maneje os programas de sustentabilidade maiores no mundo para 4C e Nespresso. A nível mundial, somos líder nisso”.

A definição de um padrão de sustentabilidade próprio para Café da Colômbia, que deve ser crível, inovador, confiável e voluntário, incluirá o caráter altamente democrático e participativo da federação cafeeira, algo que é muito valorizado dentro e fora da Colômbia.

De modo que, além dos pilares econômicos, sociais e ambientais, o institucional também será fundamental. “Não é somente uma questão de mercado, mas sim, de responsabilidade e de empoderamento do cafeicultor colombiano”.

Bens e serviços públicos que beneficiam o conjunto de produtores, como Garantia de Compra (uma forma de comércio justo e transparente) e a pesquisa científica e tecnológica e a assistência técnica do Serviço de Extensão são as vantagens competitivas na indústria e as características diferenciais que contribuem para a sustentabilidade da cafeicultura colombiana, algo que o padrão próprio do Café da Colômbia em definição também levará em conta.

O Café da Colômbia já é sinônimo de qualidade na indústria, mas graças à sua estratégia 100% sustentável aspira acentuar a sustentabilidade, o que se traduzirá em melhores receitas para os produtores.

“O mundo nos pagará por esse valor agregado”, disse o gerente comercial. “Queremos nos centrar na família cafeeira como unidade, como sua receita, como a situação do café a afeta e se isso a torna sustentável”.

Café da Colômbia 100% Sustentável será um código de conduta que permitirá demonstrar às partes interessadas (clientes, indústria, compradores, governos, academia) que os processos e produtos verificados sob esse esquema cumprem com os princípios de sustentabilidade.

Sua implementação compreenderá a valorização integral dos elos socioeconômicos, institucional e ambiental que se executem as melhores práticas em toda cadeia de comercialização de café, valorização que será realizada em duas etapas: verificação do processo na fazenda e certificação do produto com todos os membros da cadeia de valor.

Robayo disse que os cafés sustentáveis já não devem ser considerados especiais, uma vez que o aumento na oferta tem limitado a geração de valor dos mesmos.

As informações são da FNC / Tradução por Juliana Santin

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