NOTÍCIAS

Com dados do CAR, área preservada por agricultores no Brasil passa de 11% para 17%

por Notícias Agrícolas:

Evaristo Miranda, da Embrapa Satélite, mostrou resultados do CAR mineiro para a imprensa internacional em seminário sobre sustentabilidade do Agro brasileiro

Mais vídeos deste evento

Durante fala no evento “Café Brasileiro: Sustentabilidade e Qualidade”, que abre as comemorações de 60 anos de atividades da Cooxupé, o Dr. Evaristo de Miranda, Chefe-Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, demonstrou estudos realizados sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que mostram que “não há ninguém no Brasil que preserve mais do que os agricultores”.

A área preservada pelos agricultores corresponde a 11% da área do país, considerando a área de floresta dentro das propriedades. Com o avanço do CAR, esse número pode passar a ser entre 15% a 17% das áreas. Por outro lado, a produção agrícola do Brasil ocupa, em sua totalidade, 8% do território nacional.

Uso de terras

Para o pesquisador, a atribuição de terras, a ocupação de terras e o uso de terras são fundamentais para entender a agricultura brasileira. Para isso, ele destaca alguns dados e se dirige, principalmente aos jornalistas estrangeiros presentes no evento, para apresentar a distribuição de terras no Brasil.

Ele apresenta dados que mostram que nos últimos 15 a 20 anos, foram atribuídos 155 milhões de hectares, para 1871 unidades de conservação. Para áreas indígenas, foram 118 milhões de hectares, representando 14% do território nacional. Também há 9350 assentamentos de reforma agrária, 300 quilombos e 1.917 áreas destinadas para uso militar. Com isso, o Brasil protege 37% do seu território – e pode chegar a 40%, pois existe uma demanda por mais terras.

Preservação com o CAR

Em síntese, quatro milhões de agricultores realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Censo diz que há cinco milhões de agricultores no Brasil, mas também considera aqueles agricultores que não possuem terras, como apicultores e piscicultores, além de pequenas propriedades pertencentes à população urbana.

Com isso, a Embrapa Monitoramento por Satélite trabalhou os dados de 610 agricultores que fizeram os cadastros de todos os dados da propriedade no CAR em Minas Gerais e descobriram que as propriedades cadastradas representam 57% do estado. Assim, foi descoberto que os agricultores preservam quase 18% do estado em suas propriedades rurais – seis vezes mais do que toda a área ambiental de Minas, estimada em 3%.

Ele destaca, portanto, que uma marca dos territórios destinados à cafeicultura brasileira é a sustentabilidade e que, com os dados do CAR, isso poderá ser cada vez mais demonstrado.

Notícias Relacionadas