NOTÍCIAS
Começa pesquisa de novas variedades de café em El Salvador
por CaféPoint:
O projeto de pesquisa que busca desenvolver novas variedades para o cultivo de café já está em marcha. O Instituto Mundial de Café (WRC), da Universidade do Texas A&M, trabalhará com 19 países produtores – da Ásia, da África e da América – para encontrar mudas de café que cumpram com os requisitos de produtividade, resistência a doenças e qualidade na bebida.
Em El Salvador, o órgão envolvido na pesquisa é a Fundação para Pesquisas de Café (Procafe). Segundo Óscar Ramos, gerente técnico da fundação, foram recebidas já 23 variedades e esperam receber mais oito nos próximos dias. Os países de onde procedem as variedades são Índia, México, Honduras e Brasil. No entanto, El Salvador forneceu exemplares dos arbustos pacamara, que embora sejam vulneráveis a doenças como a ferrugem, têm uma qualidade de bebida que os compradores exigentes apreciam muito. Os materiais enviados pelo instituto americano que coordena todo o trabalho são cultivados a partir de 1.000 metros de altura.
As mudas recebidas por El Salvador estão em fazendas da Procafé localizadas em Usulután e Santa Ana, com fins experimentais. Os resultados poderão observar como mínimo em três anos, porque esse é o tempo que demora para o arbusto amadurecer. Uma vez transcorrido esse tempo, será determinado como se adaptarão as plantas no clima salvadorenho e se alcançarão todo seu potencial nas condições locais. “No final, haverá uma diversidade genética muito interessante”, disse Ramos.
Tim Schilling, diretor do WRC, disse que também foram traçadas metas para longo prazo. “A pesquisa em vários ‘ambientes de clima extremo’ nessa prova global nos permitirá observar como essas variedades se comportariam nos climas ‘futuros’, que serão observados entre 30 e 50 anos a partir de agora. Essa será a primeira vez que teremos a oportunidade de ver como a mudança climática afetará realmente o café no futuro”.
Os setores público e privado envolvidos na atividade cafeeira agroindustrial concordam que o parque cafeeiro salvadorenho urge uma renovação.
Há três desafios pontuais: encontras as variedades idôneas, distribuir material certificado e ter acesso a financiamento de longo prazo para o produtor.
Sobre a certificação, até o momento não existe nenhuma entidade no país que gere mudas certificadas. Somente o Centa Café, divisão especializada do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), tem autorização para garantir a procedência de uma muda em particular.
Quanto às variedades adequadas, os produtores enfrentam o dilema entre resistência a pragas e qualidade da xícara. Não há variedades suficientes que cumpram ambos os requisitos de uma vez. Carlos Borgonovo, presidente da Abecafe, disse que é o momento de promover uma mudança. “O Bourbon pode ser cultivado em áreas muito privilegiadas: boa terra, altura e condições muito especiais de micro-clima. Porém, áreas assim no país não passam de 5% do parque”.
A reportagem é do http://www.laprensagrafica.com / Tradução por Juliana Santin
Notícias Relacionadas
06 de Dezembro de 2019
Café: Março/20 tem alta de 360 pts e encerra mais uma sessão expressiva...
por Notícias Agrícolas: O mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta quinta-feira (5) com altas expressivas na Bolsa de
27 de Setembro de 2019
Floradas ocorrem em algumas áreas cafeeiras do Brasil; ainda é cedo para...
por Reuters: Enquanto observam as primeiras floradas da nova safra brasileira de café, agricultores e analistas avaliam que uma floraç
26 de Setembro de 2019
Prazo para entrega da Declaração do ITR termina dia 30
por Notícias Agrícolas: Os donos de propriedades rurais têm até o próximo dia 30 para a entrega da declaração do Imposto sobre a P
20 de Setembro de 2019
Café arábica cai 200 pts nesta 5ª em NY em movimentação técnica e com...
por Notícias Agrícolas: Os futuros do café arábica encerraram esta quinta-feira (19) com queda de 200 pontos na Bolsa de Nova York (I
18 de Setembro de 2019
Nova mudança : Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país...
por Notícias Agrícolas: Chuvas chegam a parte do Paraná nesta quarta-feira (18), mas norte e oeste do estado seguem secos
16 de Setembro de 2019
Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a parti...
por Notícias Agrícolas: (mais…)
08 de Agosto de 2019
Vai chover mais no interior de SP em agosto?
por Josélia Pegorim / Climatempo: Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes (mais…)
05 de Agosto de 2019
Previsão do Tempo: Região com chuva e frio nesta 2ª
por Comunicação Cocapec / Com informações do site climatempo.com.br (mais…)
02 de Agosto de 2019
Previsão de chuva e queda na temperatura na área de atuação da Cocapec...
por Comunicação Cocapec / Com informações do site Climatempo.com.br: (mais…)
02 de Agosto de 2019
Café arábica encerra 5ª em NY com quedas de até 200 pts por previsão d...
por Notícias Agrícolas: O encerramento desta quinta-feira (01) para o mercado (mais…)