NOTÍCIAS

Comercialização da safra 2015/16 do Brasil está em 68%, estima Safras & Mercado

por Safras & Mercado:

A comercialização da safra de café do Brasil 2015/16 (julho/junho) está em 68% da produção total estimada, relativa ao final de novembro. O dado faz parte de levantamento de SAFRAS & Mercado.

Com isso, já foram comercializados pelos produtores brasileiros 33,53 milhões de sacas de 60 quilos de café, tomando-se por base a projeção de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2015/16 de café brasileira de 49,3 milhões de sacas.

A comercialização está adiantada contra a média dos últimos 5 anos para este período, que é de 63%. Em 2014, o mês de novembro terminou com 65% da safra comercializada. Houve, ainda, avanço de cinco pontos percentuais na comercialização da safra 2015/16 em relação ao final do mês de outubro (63%).

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização andou bem no último mês de novembro. “Os repiques no dólar e na ICE (Bolsa de Nova York) geraram boas oportunidades aos vendedores, que aproveitaram para fechar novas posições. Mas, sem afobação na hora da venda, com negócios evoluindo de forma bem cadenciada. Mesmo porque a safra mais justa e a dificuldade com qualidade e com tamanho da peneira trabalham a favor do produtor”, comentou.

Quanto às vendas antecipadas da safra futura de 2016, Barabach coloca que, em um ritmo mais cadenciado, o comprometimento do produto com a safra 2016 gira entre 8% a 12% da sua safra esperada.

Notícias Relacionadas