NOTÍCIAS

Comercialização da safra 2015 de café do Brasil atinge 88% – 18/03/2016

por Safras & Mercado:

A comercialização da safra de café do Brasil 2015/16 (julho/junho) está em 88% da produção total estimada, relativa ao final de fevereiro, mas com dados reunidos até dia 14 de março.

Os dados fazem parte de levantamento de SAFRAS & Mercado.

Com isso, já foram comercializados pelos produtores brasileiros 43,53 milhões de sacas de 60 quilos de café, tomando-se por base a projeção de SAFRAS & Mercado, de uma safra 2015/16 de café brasileira de 49,3 milhões de sacas.

A comercialização está adiantada contra a média dos últimos 5 anos para este período, que é de 81%. Em 2015, o mês de fevereiro terminou com 83% da safra comercializada. Houve, ainda, avanço de 5 pontos percentuais na comercialização da safra 2015/16 em relação ao final do mês de janeiro (83%).

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a comercialização teve um mês de fevereiro errático. “O produtor se manteve em boa parte do tempo na defensiva, esperando repiques para se posicionar. Já o comprador se

manteve seletivo e sem agressividade, o que trouxe pouco fluidez aos negócios”.

O resultado, segundo Barabach, é que os negócios andaram pouco. A queda no dólar frente ao real derrubou o preço no mercado físico e ajudou a esvaziar ainda mais as negociações, especialmente com o sumiço do vendedor.

“A comercialização só foi reagir na última semana, quando o mercado inverteu para o lado do vendedor e os preços subiram no físico interno”, observou.

Vendas antecipadas da safra 2016/17

Segundo levantamento de SAFRAS & Mercado, os produtores brasileiros jácomprometeram antecipadamente em negócios até agora em torno de 18% daprodução esperada. No caso do arábica, as vendas alcançam 18%. E, no

conilon, algo como 12% já foi comprometido pelo produtor. Em algumas regiões, onde a comercialização antecipada é mais dinâmica, esse percentual alcança de 25% a 28% da produção esperada, diz Gil Barabach.

Notícias Relacionadas