NOTÍCIAS

Conab destaca importação de fertilizantes nos cinco primeiros meses de 2021

Por Conab, via CaféPoint:

Postado em: 14/07/21
Dados do Boletim Logístico, publicado no dia 7 de julho pela Companhia Nacional de Abastecimento (Cobab), destaca que os primeiro cinco meses de 2021 apresentaram o maior volume importado de fertilizantes pelo Brasil da série histórica desde 2011, com movimentação de mais de 13 milhões de toneladas.

Com os preços bastante remuneradores no mercado internacional e doméstico, os produtores aproveitaram a relação de troca favorável de alguns produtos agrícolas, recorrendo a operações de compras antecipadas a fim de garantir o futuro das atividades.

Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás foram responsáveis pela importação de 8,8 milhões de toneladas. O volume significa 67% do total. Cabe ressaltar que a Bahia praticamente dobrou o volume de importação de fertilizantes no primeiro semestre, indicando um maior investimento por parte dos produtores em suas lavouras, resultado também dos preços favoráveis das principais commodities.

O destaque do Boletim é para o estudo acerca da exportação de US$ 2,3 bilhões em produtos agrícolas originários da Bahia no ano de 2020. As commodities que se destacaram na balança comercial foram: a cultura do café canéfora (conilon) no sul e café arábica no centro-sul; algodão, soja e milho primeira safra no extremo-oeste; e milho terceira safra no nordeste baiano. No total, foram exportados 5,4 milhões de toneladas de produtos agrícolas oriundos da produção de algodão (inclusive pluma), café (em grãos e moído), milho e soja (grão, farelo e óleo).

Confira aqui o Boletim Logístico de junho de 2021.

 

Notícias Relacionadas