NOTÍCIAS

Conab vê alta de 15% na safra de café do Brasil; produção de arábica saltará

 por Reuters:

Safra de arábica responde por 81% do total produzido no país.

Por outro lado, safra de conilon cairá 16% na comparação anual.

A safra de café do Brasil, o maior produtor e exportador mundial, foi estimada nesta terça-feira (24) em 49,67 milhões de sacas de 60 quilos em 2016, com crescimento de 14,9% ante 2015 impulsionado pela produção de grãos arábica, de acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Safra de café perde em produtividade com a estiagem (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)

Safra de café deve ter alta de 15%. (Foto: Oscar Herculano Jr./EPTV)

Mas o número ficou próximo ao ponto mais baixo da previsão anterior, com um recuo na estimativa da safra de café robusta, atingida pela seca.

Em janeiro, a Conab havia estimado a produção total (arábica e robusta) em intervalo de 49,13 milhões a 51,94 milhões de sacas.

“Em pleno período de bienalidade positiva, a cultura do café arábica, principalmente, está tendo melhores rendimentos. Isso se deve ao aumento da área em produção e às condições climáticas favoráveis…”, afirmou a Conab em relatório.

A safra de arábica, que responde por 81% do total produzido no país, deverá alcançar 40,3 milhões de sacas, aumento de 25,6% ante 2015, quando os cafezais sofreram os efeitos de uma seca.

No levantamento anterior, a Conab havia previsto a safra de arábica em um intervalo de 37,74 milhões a 39,87 milhões de sacas.

Por outro lado, a safra de café robusta (conilon) terá uma queda de 16% na comparação anual, para 9,4 milhões de sacas, ficando abaixo do intervalo da previsão anterior (11,39 milhões a 12,08 milhões de sacas).

“O motivo é a falta de chuvas aliada às altas temperaturas, principalmente no Espírito Santo que é o maior produtor nacional (de conilon) e deve colher 5,95 milhões de sacas”, afirmou a Conab em relatório.

Notícias Relacionadas