Voltar
Consumo de café cresce mais em países exportadores da bebida

Categorias:
Consumo de café cresce mais em países exportadores da bebida
por Folha de São Paulo:
O consumo de café continua com crescimento mais acentuado nos países exportadores da bebida do que nos importadores. Segundo a OIC (Organização Internacional do Café), de 2012 a 2015 a média de crescimento foi de 2,1% nos exportadores e de 1,9% nos importadores.
O grande destaque nessa evolução do consumo de café são os países da Ásia e da Oceania, cujo crescimento foi de 5,2% no período. Já os países da Europa e da América do Sul têm um consumo estabilizado, com alta de apenas 0,4% no período.
O crescente consumo da Ásia e da Oceania já supera 33 milhões de sacas por ano, acima do da América do Sul, que é de 25 milhões. A liderança fica com os países da Europa, cujo consumo anual atinge 50 milhões de sacas, segundo a OIC.
O ritmo mundial das exportações está menor neste ano, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (19). As exportações de junho recuaram para 9 milhões de sacas, 11% menos do que em igual mês do ano passado.
Apesar dessa forte queda no último mês do primeiro semestre, as exportações acumuladas dos nove primeiros meses do ano-safra (outubro a junho) ficaram estáveis em 85 milhões de sacas.
As exportações menores de café robusta –menos 6,5% no período– foram compensadas pelo aumento de 4,6% nas de arábica.
Essa queda nas exportações ocorre devido à menor oferta de café no mercado internacional, principalmente a de robustas. Essa oferta menor provocou, em julho, a maior alta do indicativo composto de preços da OIC em 17 meses.
Os preços do robusta subiram 5,7%, atingindo 90,8 centavos de dólar por libra-peso, o mais alto patamar desde abril de 2015. Já o café arábica colombiano teve alta de 4,8%; e o brasileiro, de 4,6%.
A OIC reduziu a estimativa de produção de café da safra 2015/16 para 143,3 milhões de sacas, abaixo dos 144,7 milhões previstos anteriormente.
Outras Notícias