NOTÍCIAS

Consumo de café no Brasil deve aumentar nos próximos anos

por Portal Terra via Peabirus:

A expectativa é que haja um crescimento na economia brasileira, e isso fará com que aumente, consequentemente, o consumo em 2020, transformando o ano em uma oportunidade para novos investimentos no mercado brasileiro de cafés, com destaque para os cafés especiais. A pesquisa foi realizada pelo banco holandês Rabobank e divulgada por meio do estudo “The Brazilian Coffee Market”.

De acordo com o estudo, a receita levantada por meio da venda de cafés tradicionais e especiais deverá crescer, em média, 34,20%, o equivalente a US$ 3,4 bilhões, no país entre os anos de 2019 a 2024. Isso corresponde a 66% do crescimento esperado para toda a América Latina durante o período. No ano de 2018, o mercado de cafés movimentou aproximadamente US$ 10 bilhões.

Segundo a BSCA, entidade que representa o segmento, o consumo de cafés especiais alcançou cerca de 85 pontos em sua avaliação. Isso significa que o Brasil deverá ter um crescimento de 22% este ano na comparação com a média de 2017, aumento de, aproximadamente, 1.2 milhões de sacas.

Para 2023, o estudo do banco Rabobank estima que o volume de sacas deve chegar a 1.8 milhões. Levando em consideração todo o mercado, estima-se que 2019 tenha encerrado com aproximadamente 21.5 milhões de sacas, chegando, assim, a 22.1 milhões de sacas no ano de 2020. O número representa um aumento de 2,80%.

O consumo de cafés especiais no Brasil

O consumo de cafés especiais está em alta no país, e muitas pessoas estão aderindo ao hábito de consumir a bebida em seu dia a dia. Com a criação desse hábito, o mercado todo se beneficia, melhorando, assim, o cenário econômico brasileiro, empregando mais cidadãos e oferecendo aos consumidores a experiência de novos produtos. O analista e autor do estudo, afirmou que, se o crescimento da economia realmente acontecer, 2020 será um ano promissor para o mercado, sem dúvidas, melhor que 2019.

Possivelmente, haverá uma migração gradual do consumo do café tradicional para um de maior qualidade pelos brasileiros. Atualmente, o consumo per capita de café no Brasil chega a 7,04 quilos por ano.

Oportunidade de crescimento para os comércios

Com o crescimento desse segmento, surge também a oportunidade de crescimento dos comércios que oferecem o produto, como cafeterias, padarias e estabelecimentos que contam com alimentos para acompanhar o consumo do café.

As opções de acompanhamento são variadas e partem do gosto pessoal de cada consumidor. Entre as opções mais procuradas e consumidas estão os pães, fludens (recheios de damasco e o tradicional de goiabada), bolos e brownies. Por isso, é muito importante que os estabelecimentos estejam prontos para atender a essa nova demanda de maneira prestativa e efetiva, oferecendo as melhores combinações possíveis.

Adquira os melhores acompanhamentos para consumir com café na Fin’Arte

A Fin’Arte é uma empresa de bolos artesanais que existe há mais de 20 anos no mercado brasileiro, produzindo sabor e qualidade com 5 linhas diferentes de produtos: Brownie , Bolo Americano, Bolo Amanteigado, Fludens e a Linha Light, totalizando 17 tipos de produtos.

A qualidade dos produtos começa pela seleção de fornecedores e matérias primas, passando pelos diversos processos de fabricação até o constante treinamento e aperfeiçoamento técnico dos colaboradores.

Notícias Relacionadas