NOTÍCIAS

Cup of Excellence em El Salvador comemora inovação em processamento

POR EQUIPE CAFÉPOINT

Postado em 07/07/2020
O produtor Roberto Samuel Ulloa Vilanova, da Divina Providencia, venceu o Cup of Excellence (COE) de El Salvador de 2020, com um pacamara de processo anaeróbico natural. Isso marca a primeira vez, em 17 anos, que o estilo de processamento supera a competição no país, pontuando 90,31.

“Quando uma conquista pessoal é alcançada, você deve ser humilde o suficiente e reconhecer que esses objetivos exigem um esforço de equipe e também recebem apoio de diferentes partes”, diz Roberto, que junto ao seu filho representa os cafeicultores de quinta e sexta geração.

Norelvia Angelica Elias de Diaz, de La Bonita, em Chalatenango, ficou em segundo lugar com um pacamara lavado, que pontuou 89,91. Ever Leonel Diaz Perez, de Mileydi, em Chalatenango, ficou em terceiro com um pacamara lavado de 89,53 pontos.

A Alliance for Coffee Excellence (ACE) anunciou 22 cafés vencedores no Cup of Excellence desse ano e 11 cafés vencedores nacionais da competição também em 2020. Esses cafés vencedores representam um total de cinco processos e oito variedades.

Juntamente com o trabalho de inovação, a ACE diz que os produtores de café salvadorenhos e os organizadores dos países se uniram mais do que nunca este ano para se apoiarem durante a pandemia. A etapa internacional da competição foi realizada nos Centros Globais de Café da ACE (Noruega), Estados Unidos, Coreia, Austrália e Japão.

“El Salvador é realmente uma origem única, com uma diversidade interessante de variedades, técnicas e perfis. Pode ser o menor país da América Central, mas sua profundidade e complexidade desafiam seu tamanho”, diz Lloyd Thom, juiz internacional e comprador de café verde da australiana Campos Coffee.

Os produtores de café agora esperam que sua criatividade e seus esforços sejam recompensados ??no leilão COE de 30 de julho e no leilão National Winner, de 27 de julho a 14 de agosto. Os preços de abertura dos dois leilões foram reduzidos para incentivar a participação.

Mais informações: www.allianceforcoffeeexcellence.org/el-salvador-2020

As informações são do Global Coffee Report / Tradução Juliana Santin

Notícias Relacionadas