NOTÍCIAS

Curitiba vai sediar IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil

por Embrapa Café:

O evento é uma realização do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, e será realizado de 24 a 26 de junho em Curitiba-PR

Está sendo preparada mais uma edição do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, evento que faz parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando o Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café, realizou a primeira edição. O IX Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem como tema central “Consórcio Pesquisa Café – Oportunidades e novos desafios” e será realizado no Centro de Convenções de Curitiba, no Paraná, de 24 a 26 de junho. A nova data foi marcada em função da disponibilidade do Centro de Convenções. Para essa edição, conta com o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR como anfitrião e apoio do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater-PR.

O gerente geral da Embrapa Café, Gabriel Bartholo, lembra que o objetivo principal do Simpósio é apresentar resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Consórcio Pesquisa Café e promover ampla discussão da comunidade científica com os diversos setores da cadeia produtiva do café para garantir aumento da competitividade, melhoria da qualidade do produto e sustentabilidade do setor. “É uma oportunidade de diálogo, para feedback do trabalho que vem sendo desenvolvido pela pesquisa e busca de novas demandas de pesquisa, visando ao avanço do conhecimento e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos em prol do agronegócio café”, completa.

Temas em debate – Alguns temas que farão parte da programação já foram elencados e estarão presentes em painéis, palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações orais e minicursos: uso racional de água, mudanças climáticas, café sombreado e agroecológico, cafeicultura de montanha, biotecnologia, tolerância à seca, manejo de pragas e doenças, fertilidade dos solos e nutrição do cafeeiro, café e saúde (propriedades funcionais e nutracêuticas), mercado e novas tendências de hábito de consumo, novos produtos e agregação de qualidade, transferência de tecnologia etc.

Espera-se reunir aproximadamente 1000 participantes entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio café, como pesquisadores, técnicos da extensão rural, professores, estudantes universitários, lideranças dos diversos segmentos da cafeicultura, produtores de café, empresários do setor, imprensa especializada e demais interessados nos avanços da ciência e da tecnologia cafeeira.

Notícias Relacionadas