NOTÍCIAS

Dia Internacional do Cooperativismo será celebrado neste sábado

por Sescoop/SP:

Mais de 100 países comemoram neste sábado, 6 de julho, o 97º Dia Internacional do Cooperativismo. No Brasil, as comemorações ocorrem junto com as ações sociais do Dia de Cooperar, que mobiliza milhares de voluntários para mostrar o diferencial das cooperativas na sociedade.

“Cooperativas em prol do trabalho decente” foi o tema escolhido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para a celebração deste ano. A mensagem apoia o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8 da ONU: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.
O tema traz uma importante reflexão sobre a crescente desigualdade, o aumento da insegurança no emprego e os altos índices de desemprego, particularmente entre os jovens. Como empresas centradas nas pessoas e atores-chave do desenvolvimento, as cooperativas têm um papel importante a desempenhar na criação de empregos decentes e no empoderamento econômico e social das comunidades locais.

“As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo”, diz o presidente da ACI, Ariel Guarco.

Emprego
As cooperativas em todo o mundo empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas – quase 10% do total de todos os postos de trabalho do planeta. Os dados são da Aliança Cooperativa Internacional:
·         mais de 100 países já praticam o cooperativismo
·         mais de 1 bilhão de pessoas já aderiram ao movimento cooperativista
·         mais de 279 milhões de empregos gerados
·         reúne 2,6 milhões de cooperativas
·         mais de US$ 3 trilhões em receitas anuais
·         1 em cada 7 pessoas no mundo está associada a uma cooperativa
Curiosidades:
·         92% da exploração mineral na Bolívia é feita por cooperativas
·         A maior rede bancária da França, o Credit Agricole, é uma cooperativa e detém 59 milhões de clientes e 24% do mercado francês
·         80% de todos os fertilizantes produzidos na Índia vem de cooperativas
·         A maior rede de supermercados de Israel é uma cooperativa
·         92% de todo alimento produzido no Japão vem de cooperados
·         98% da produção de leite da Nova Zelândia é feita por cooperativas
·         95% da produção de leite do México é feita por cooperativas

Notícias Relacionadas