NOTÍCIAS

Dicas para iniciar a gestão financeira da propriedade

por Revista Globo Rural:

De acordo com Fabiana Alves, do Rabobank, é possível iniciar uma boa gestão financeira de forma simples, estruturando o fluxo das movimentações financeiras em uma planilha Excel. As linhas são as naturezas das movimentações e as colunas os meses. Apure as entradas de caixa por mês referentes às vendas de seus produtos, classifique as saídas de caixa como despesas operacionais relativas à produção (mão de obra, insumos, etc.) e à administração (despesas com escritório). Separe as despesas com investimentos (construções, máquinas, pagamento de compra de terra). E, num terceiro bloco, apure os valores referentes a taxas, juros e pagamentos de empréstimos, que são as suas despesas.

Assim você terá uma visão inicial do fluxo de caixa mensal tendo Receita, Despesas Operacionais, Despesas com Investimentos e Despesas Financeiras separadas, e poderá avaliar a necessidade de empréstimos e analisar como os recursos estão sendo gastos. Lembre-se: sua movimentação de caixa pode envolver mais de uma safra, portanto, não pode ser confundida com o lucro.

Você ainda pode fazer uma previsão de caixa, baseada no que “sabe de cabeça”, e apurar o realizado ao final de cada mês, além de acompanhar o saldo final do caixa. Mas, para isso, é preciso guardar todos os comprovantes de gastos e classificar sua natureza; ter contas bancárias diferentes para as despesas pessoais do negócio; fazer conciliação bancária; e ter muita disciplina. Dependendo do volume de transações, vale pular a fase da planilha e procurar um software desenvolvido para esse fim.

Notícias Relacionadas