NOTÍCIAS

Doe 6% do seu Imposto para a sua cidade!

por Comunicação Cocapec:

Postado em 19/12/22

Parte da doação do imposto devido deve recolhido até o dia 29 de dezembro!

Todas as pessoas que precisam pagar imposto de renda, e fazem o recolhimento através do modelo completo da declaração, podem destinar até 6% do valor devido diretamente para as entidades da nossa cidade. Uma forma de fazer essa destinação é através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que é um órgão deliberativo e controlador da política de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Franca – SP, o conselho é composto por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, e não mantém vínculos políticos ou partidários, é um órgão autônomo e independente do governo, que além de captar esses recursos, também é responsável pela aplicação dos mesmos, através de chamamento público para a apresentação de projetos e também pela devida fiscalização, visto que o conselho atua de forma 100% transparente.

 

Essa possibilidade de doar parte do valor dos impostos devidos para ser revertido em projetos sociais locais e ações de educação, saúde e lazer para os jovens francanos, infelizmente ainda é desconhecida por muitos potenciais doadores, por esse motivo o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA), juntamente com algumas instituições parceiras, como a Cocapec, de forma totalmente voluntária, divulgam e incentivam a Campanha: “Você ajuda, mas quem paga é o Leão”. Segundo dados da Receita Federal, na nossa cidade poderiam ser arrecadados cerca de 12 milhões de reais em doações, porém de acordo com resultados do último ano, apenas cerca de 600 mil foram captados, e esses números podem e precisam mudar.

 

O procedimento é bastante simples, para conseguir destinar o valor integral (6%), metade dele (3%) tem que ser recolhido até o dia 29 de dezembro de 2022, na forma de pagamento via DARF, a quantia pode ser estimada através da declaração do ano anterior, pois a tendência é que o valor seja próximo. A guia pode ser gerada através da aba de doação, do site www.seufuturo.org.br, onde você poderá, além de obter todas as informações sobre essa iniciativa, também escolher a entidade para a qual deseja que seja destinada a sua doação, ou destinar diretamente ao fundo, sem indicar a entidade. Os outros 3% podem ser destinados diretamente na declaração, até 28 de abril de 2023.

 

É muito importante ressaltar que o valor doado será devolvido a você como aumento na restituição ou redução do imposto a pagar, ou seja, essa destinação em forma de doação não sai do seu bolso, e sim do bolso do “Leão”, daí o nome da campanha. O Imposto que de uma forma ou de outra terá que ser pago, ao invés de ir para o caixa da Receita Federal, virá direto para a nossa cidade, onde você poderá acompanhar de perto onde ele está sendo investido, poderá ver na prática as melhorias alcançadas para a sociedade através do seu dinheiro!

 

Praticar qualquer ato em benefício do próximo é sinônimo de amor e preocupação, é uma forma que as pessoas têm para demonstrar gratidão e retribuir ao menos em parte todos os frutos que colhem do seu trabalho e todas as graças que recebem, independente da sua crença. Principalmente nessa época de final de um ano e início de outro, sempre tão simbólica no sentido de comemoração e união, costuma ficar ainda maior a vontade de praticar uma boa ação, pois é também nesse período que geralmente paramos para fazer uma reflexão sobre o ano vivido, um balanço sobre os ganhos obtidos e porque não, uma análise sobre as perdas, que embora sejam sempre ruins, também fazem parte da nossa vivência. Além disso, pensando por um lado mais prático, é agora também que ocorre um aumento do consumo, devido a uma injeção de recursos na economia, proporcionada pelo pagamento de salários extras, bonificações e premiações.

 

Porém, além dos já conhecidos benefícios desses meses, também nos deparamos com a obrigação de pagar impostos, e a princípio esse dever pode parecer uma coisa desagradável, mas precisamos entender que ele é necessário, pois vai ser usado em prol da sociedade em geral. Os impostos servem para custear a manutenção do Estado e do governo, que são os responsáveis pela organização, controle social e distribuição de renda, ou seja, fundamental para a vida como conhecemos. Além de cumprir sua obrigação enquanto cidadão, a doação de parte do imposto para entidades francanas garante a prática de uma boa ação, portanto não deixe de participar!

 

Em caso de dúvidas, além do site, você pode se informar através do e-mail cmdcaf@franca.sp.gov.br ou pelos telefones (16)3711-9334/3711-9303, se você tiver um contador, ele também poderá te auxiliar.

 

Notícias Relacionadas