NOTÍCIAS

Durante a SIC, governo mineiro lançará o Geoportal do Café

por CaféPoint:

Com o objetivo de mapear todas as áreas de cultivo do café em Minas Gerais, com inserção de dados socioeconômicos e geoespaciais para auxiliar políticas públicas e investimentos de toda cadeia produtiva, o governo do estado está desenvolvendo o Geoportal do Café, plataforma que deve ser lançada em Belo Horizonte durante a Semana Internacional do Café (SIC), que ocorrerá de 25 a 27 de outubro.

Na ocasião, haverá um workshop onde será mostrado o trabalho em andamento. Entretanto, a conclusão do mapeamento, que traz informações dos 451 municípios listados como produtores de café pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater/MG), está prevista para março de 2018.

Com o Geoportal do Café, o agricultor conseguirá localizar a propriedade nas glebas de café, fundamental para melhorar o planejamento e a gestão da atividade. Para os gestores municipais e estaduais, os dados levantados e disponibilizados facilitarão o direcionamento de ações para todas as regiões.

Segundo o coordenador técnico estadual de Planejamento da Emater/MG, Edson Logato, com o mapeamento haverá menos especulação de preço pelo mercado, fornecendo uma estimativa de safra mais exata. A plataforma é a primeira fase do Observatório da Agricultura, considerando um projeto ainda mais amplo para contemplar as principais cadeias produtivas.

“Na coleta de informações já foram mapeados, por imagem de satélite, o Sul, a região do Cerrado e o Norte de Minas Gerais. Atualmente estão sendo mapeadas as demais regiões produtoras de café”, disse.

O mapeamento do parque cafeeiro de Minas Gerais trará, com exatidão, o que o estado tem de café irrigado. Hoje, o número estimado está em 10% da área plantada, que ultrapassou 1,2 milhão de hectares em 2016.

A criação da plataforma tem a participação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com parceria da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Fundação João Pinheiro (FJP).

Notícias Relacionadas