NOTÍCIAS
El Niño representa risco maior para café robusta, menor para o arábica
Por Notícias Agrícolas, via Reuters:
Postado em: 26/05/23
O fenômeno climático, que altera os padrões de chuva e temperatura, pode restringir ainda mais a oferta e elevar os preços do robusta, que tem um teor de cafeína mais alto que o arábica e é amplamente utilizado para fazer café instantâneo.
Os dois maiores países produtores de robusta do mundo, Vietnã e Brasil, podem sofrer perdas de rendimento se um forte El Niño se desenvolver, disseram analistas e especialistas em clima.
Os preços dos robustas subiram esta semana para um pico de 15 anos devido à oferta apertada e às preocupações com a produção futura devido ao El Niño.
O analista de café Fernando Maximiliano, da corretora StoneX, disse que houve uma queda de quase 40% na produção de café robusta no Brasil na última vez que um forte El Niño se desenvolveu e causou seca no Espírito Santo entre 2015 e 2016.
Maximiliano disse que hoje a área está melhor preparada com investimentos em reservatórios e sistemas de irrigação, mas o potencial da cultura vai depender da intensidade da seca esperada em razão do El Niño.
O Centro Nacional de Previsão Hidrometeorológica do Vietnã prevê uma chance de 70% a 80% de El Niño se desenvolver em meados de 2023 e se estender até 2024. A instituição espera temperaturas recordes no país durante esse período.
Para o café arábica –a variedade mais suave preferida por cafeterias sofisticadas– os riscos parecem menores. Produtores da América Central e do Sul que sofreram com o excesso de chuvas durante os últimos três anos de La Niña estão com clima mais normal.
No Brasil, maior produtor mundial de arábica, o El Niño pode reduzir as chances de geadas, disse Natalia Gandolphi, analista de café da corretora HedgePoint Global Markets.
Ela disse, no entanto, que a safra pode ser prejudicada se as temperaturas permanecerem muito altas durante a fase de floração da safra 2024/25, por volta de setembro, fazendo com que as árvores percam muitas flores.
Notícias Relacionadas
06 de Dezembro de 2019
Café: Março/20 tem alta de 360 pts e encerra mais uma sessão expressiva...
por Notícias Agrícolas: O mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta quinta-feira (5) com altas expressivas na Bolsa de
27 de Setembro de 2019
Floradas ocorrem em algumas áreas cafeeiras do Brasil; ainda é cedo para...
por Reuters: Enquanto observam as primeiras floradas da nova safra brasileira de café, agricultores e analistas avaliam que uma floraç
26 de Setembro de 2019
Prazo para entrega da Declaração do ITR termina dia 30
por Notícias Agrícolas: Os donos de propriedades rurais têm até o próximo dia 30 para a entrega da declaração do Imposto sobre a P
20 de Setembro de 2019
Café arábica cai 200 pts nesta 5ª em NY em movimentação técnica e com...
por Notícias Agrícolas: Os futuros do café arábica encerraram esta quinta-feira (19) com queda de 200 pontos na Bolsa de Nova York (I
18 de Setembro de 2019
Nova mudança : Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país...
por Notícias Agrícolas: Chuvas chegam a parte do Paraná nesta quarta-feira (18), mas norte e oeste do estado seguem secos
16 de Setembro de 2019
Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a parti...
por Notícias Agrícolas: (mais…)
08 de Agosto de 2019
Vai chover mais no interior de SP em agosto?
por Josélia Pegorim / Climatempo: Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes (mais…)
05 de Agosto de 2019
Previsão do Tempo: Região com chuva e frio nesta 2ª
por Comunicação Cocapec / Com informações do site climatempo.com.br (mais…)
02 de Agosto de 2019
Previsão de chuva e queda na temperatura na área de atuação da Cocapec...
por Comunicação Cocapec / Com informações do site Climatempo.com.br: (mais…)
02 de Agosto de 2019
Café arábica encerra 5ª em NY com quedas de até 200 pts por previsão d...
por Notícias Agrícolas: O encerramento desta quinta-feira (01) para o mercado (mais…)