NOTÍCIAS

Emergência fitossanitária em SP e ES por causa da broca do café

por Valor Econômico:

O “risco iminente” de infestação de lavouras pela broca do café levou o Ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitária nos Estados de São Paulo e Espírito Santo nesta segunda-feira. A decisão está em duas portarias publicadas na edição de ontem (26) do “Diário Oficial da União”. Assim, ficam estendidas às duas unidades da Federação, por um ano, as medidas emergenciais de defesa sanitária vegetal previstas na Portaria 711/2014.

Publicado pelo ministério em julho do ano passado, o texto autorizou a importação de agrotóxicos que tenham como ingrediente ativo a substância Ciantraniliprole para uso por cafeicultores do Estado de Minas Gerais, em caráter emergencial e temporário. Com as portarias 11/2015 e 12/2015, de hoje, os produtores paulistas e capixabas também poderão recorrer a essa medida para combater o Hypothenemus hampei, nome científico do inseto.

A decisão de hoje é assinada pela ministra da pasta, Kátia Abreu. Ela explica, no texto das portarias, que considerou “a gravidade pelo ciclo curto e grande capacidade de proliferação” da praga. Segundo ela, a “ausência de alternativas eficientes para seu manejo” faz com que seja “baixa” a capacidade de resposta disponível. A ministra considerou ainda os efeitos sobre a economia agropecuária, já que a praga causa “grandes perdas na produtividade e qualidade de café”.

Na norma de julho de 2014, além de autorizar a importação, o ministério estabeleceu como deve ser feito o controle químico da praga com inseticida a base de Ciantraniliprole , “ a ser realizado em talhões da lavoura por meio de monitoramento”. A dose de ingrediente ativo, segundo a Portaria 711/2014, deve ser de 175 gramas por hectare, admitidas no máximo duas aplicações do agrotóxico.

Notícias Relacionadas