NOTÍCIAS

Empresa lança projeto piloto usando tecnologia de satélite para apoiar cafeicultores na Colômbia

Por Global Coffee Report, via CaféPoint:

Postado em: 08/04/21
A Vinculum, empresa que busca capacitar os cafeicultores a gerar dados de qualidade usando inteligência artificial (IA) e tecnologias de sensoriamento remoto por satélite, anunciou o lançamento de um programa piloto.

Realizado em Planadas, na Colômbia, o projeto usará um sensor remoto por satélite para fornecer, aos agricultores e seus parceiros, dados que poderão reduzir o risco de produção agrícola, além de informar decisões de investimento de curto e longo prazo e estabelecer a base para intervenções agrícolas baseadas em evidências, tudo a serviço do apoio à produção de café sustentável e de alta qualidade.

O monitoramento e a previsão da colheita de café são normalmente baseados em métodos tradicionais, como inspeções de fazendas e amostragem de árvores, no entanto, essas técnicas são trabalhosas, caras e difíceis de escalar. O projeto usará aplicativos específicos baseados em tecnologias de sensoriamento remoto por satélite, fontes de dados auxiliares e localizações de GPS de fazenda para mapear e pontuar os riscos agroclimáticos em alta resolução espacial, prever a produção agrícola, e previsão da produção de café.

“Em uma época de maior volatilidade de preços e clima, os dados devem estar mais disponíveis, confiáveis ??e independentes. Vemos a oportunidade de usar nossa tecnologia para fornecer informações de qualidade e monitoramento objetivo das fazendas, elementos-chave que podem ajudar os pequenos agricultores a obter a inteligência agrícola necessária para produzir café de qualidade de forma sustentável, bem como impulsionar uma nova geração de gestão de risco baseada em dados serviços para agricultores. Estamos muito animados para testar e validar essa tecnologia por meio do novo piloto em Planadas.”, explicou Manuel Camacho, fundador e CEO da Vinculum.

 

Notícias Relacionadas