NOTÍCIAS

Encontro de Mulheres Cooperativistas discute a importância de lideranças femininas

O Encontro de Mulheres Cooperativistas aconteceu nesta última quinta-feira, 09, no salão Valle dos Sonhos evento, em Franca, e reuniu cooperadas, esposas e filhas de cooperados e colaboradoras. Marcado por inspirações e lideranças, o evento contou com uma programação repleta de troca de conhecimento que começou logo cedo.

A abertura do encontro teve a presença da diretoria da Cocapec que ressaltou a importância de retomar o evento, o primeiro depois da pandemia, e destacou como reunir mulheres engajadas é relevante para o cooperativismo. Na sequência, um dos momentos mais especiais, foi protagonizado por Saulo Faleiros, vice-presidente da cooperativa, e sua mãe, Maria Madalena Faleiros, que dividiu sua trajetória de vida e emocionou o público com sua fala cheia de história e afeto.

Como de costume, a programação do evento conta com palestras que vão agregar conhecimento e estimular a reflexão das mulheres. Pensando nisso, a primeira palestra ficou por conta de Luísa Nogueira, jornalista, produtora rural e palestrante que falou sobre o tema “A mulher no agronegócio: gestão, informação e posicionamento”. Abordando sua trajetória de vida no campo e na comunicação, Luiza encantou a todos com sua demonstração de liderança feminina.

Durante os intervalos, as mulheres puderam apreciar a apresentação do saxofonista Julian, aproveitar café e cappuccino do Senhor café, além de prestigiar os produtos artesanais da mostra de talento, que contou com os produtos artesanais da Casa Sandríssima, instituição que receberá o dinheiro arrecadado com as inscrições do encontro. Além, das cooperadas Sheila F. Mancini, com produtos de saboaria, geleias e coalhadas. A cooperada Tânia Ap. Norinho com suas langerie, Maria de Lourdes com bolsas de crochê e artesanato em MDF e os doces de Joana Ferreira.

Antes do almoço, o painel “A Mulher em um Lugar de Liderança” reuniu um time de peso de mulheres que falaram sobre a importância de ocupar espaços em cargos de alto nível. Gabriela Pucci, Giani Bisco, Claúdia Baston, Diana Bastos e Janaína Muniz, que representaram diversos segmentos de lideranças, compartilharam suas experiências e estimularam a representatividade feminina no cooperativismo.

O período da tarde ainda teve o “Momento Sebrae”, com Iroá Arantes, Gerente do Escritório Regional Sebrae Franca, que compartilhou informações focadas nas lideranças femininas e na competência da mulher. Com troca de conhecimento, o momento pôde ajudá-las na condução da gestão e orientação sobre o empreendedorismo e as oportunidades disponíveis para a profissionalização feminina.

Em seguida, para fechar com chave de ouro, Luzia Silva, que é Pedagoga, sexóloga, coach de relacionamento, programadora neurolinguística, hipnóloga, facilitadora de eneagrama e barras access, processos corporais e tameana, falou sobre o tema ‘’Desperte a líder que há em você”. A palestra, que emocionou e tocou o coração das cooperadas, abordou inteligência emocional e a forma com cada mulher pode controlar suas emoções e despertar seu espirito de liderança. Com muito entusiasmo e alegria, Luzia realizou dinâmicas, para que as mulheres conseguissem criar laços afetivos e despertar boas energias. Com técnicas de PNL, a palestrante cativou e encantou a todas.

Ainda durante o evento, foi proposto a formação de um Comitê Interno de Mulheres Cocapec que terá o objetivo. A função do comitê é proporcionar a troca de experiências para solucionar questões específicas para as cooperadas. Possibilita um diálogo que ajuda os envolvidos e a empresa, desenvolve um espaço seguro e poderoso de organização para a transformação do negócio, de todos e da comunidade em que está inserido.

O comitê terá como compromisso reunir mulheres cooperadas, esposas, filhas e netas de cooperados desenvolvendo potenciais, formando líderes e se tornado um agente de mudança Além de ser uma ferramenta para reconhecer a importância da participação das mulheres no setor cooperativista, impulsionado suas atividades à frente de suas propriedades.

Notícias Relacionadas