NOTÍCIAS

Especial 30 anos: Cada vez mais próxima dos cooperados (núcleos)

por Setor de Comunicação Cocapec:

Continuando a série de reportagens especiais sobre os 30 anos da Cocapec, falaremos a seguir sobre a expansão da cooperativa para toda a região, através da implantação dos núcleos, e as melhorias que as unidades receberam ao longo deste período. Acompanhe. A Cocapec nasceu com o propósito de atender a região da Alta Mogiana. Diante desta realidade, logo se fez necessário abrir unidades nos municípios atendidos.

Claraval, cidade mineira a 14 quilômetros de Franca foi a primeira a receber uma filial da Cocapec, implantada em 1987. O município, que possui uma economia voltada para a agricultura, tem o café como seu principal ativo. A inauguração na cidade foi estratégica, pois trouxe ao município o fortalecimento da economia e a consciência do espírito cooperativista, o que facilitou o trabalho dos produtores rurais. Em 2013, um novo espaço foi inaugurado com uma ampla área de loja e armazenagens de insumos e de café para atender melhor os cooperados.

Seguindo sua trajetória de evolução, em 1989 a cooperativa inaugurou sua segunda filial em Pedregulho (SP). O município, que tem como principais fontes de renda o café e a pecuária leiteira, possui clima favorável para a cultura cafeeira com altitudes que chegam a 1,1 mil metros. Estes fatores colaboram para que a cidade tenha um dos maiores índices de produção da região de atuação da Cocapec. Devido a sua representatividade e atuação de seus cooperados, em 2011, a cidade recebeu a nova unidade da cooperativa na qual já foram realizadas melhorias, entre elas, a construção de outro armazém de café.

Em 1999, a Cocapec iniciava um novo ritmo de crescimento e inaugurou sua terceira unidade. Capetinga (MG), um município onde o café, junto com a mineração, foi responsável pelo surgimento da cidade, recebeu a cooperativa com a satisfação de poder contar com os serviços oferecidos por ela. Em 10 anos, a filial cresceu, se estabeleceu em espaço próprio e fortaleceu os laços de cooperativismo. Em 2014, a unidade recebeu novos investimentos e ampliou sua estrutura ganhando nova área de loja, granelização, novo armazém de café e insumos e um Posto de Atendimento (PA) do Sicoob Credicocapec. (Continua ↓)

 

A filial de Serra Negra (SP) fez parte da cooperativa de 2003 até o final de 2010. Localizada a mais de 300 quilômetros da matriz, a unidade foi resultado de uma mobilização dos cafeicultores do município e da microrregião denominada Circuito das Águas, que recebiam poucas informações sobre o agronegócio café e contavam com escassa assistência técnica. E, em decorrência da chegada da Cocapec, houve uma ampla mudança na economia cafeeira da região. Com a atuação da cooperativa, o poder da união dos cooperados gerou resultados diferenciados como o crescimento e a capacidade de se organizarem com autonomia.

Em Ibiraci, a experiência do cooperativismo antecede 2003, apesar da unidade ter sido inaugurada neste mesmo ano. Com um dos parques cafeeiros mais expressivos do quadro de unidades da Cocapec, a filial nasceu da Comapil, uma cooperativa que por apresentar dificuldades financeiras, decidiu buscar parceria. A Cocapec, após avaliar a possibilidade, decidiu em Assembleia Geral Extraordinária, incorporar a Comapil e torná-la parte de sua estrutura. O resultado foi uma extensa ampliação da estrutura e dos serviços disponíveis para os cooperados daquela região. Hoje, esta unidade é a única que possui uma usina de rebenefício de café que atende todas as unidades mineiras. Ibiraci é exemplo da influência de uma cooperativa sólida, capaz de atender aos cooperados em todos os processos produtivos da cafeicultura. Agora em 2015, o núcleo já começou uma grande reforma que ampliará sua capacidade significativamente. Os recursos para as obras foram aprovados em Assembleia Geral Ordinária deste ano.

Devido a necessidade de ampliar sua área de armazenagem, a Cocapec construiu seu maior armazém de café, cerca de 13 mil m², no município de Cristais Paulista (SP). A unidade está em operação desde a última safra, ou seja, meados de 2014, e recebe os cafés totalmente no sistema de granelização. A área total do terreno é de mais de 70 mil m², o que permite futuras ampliações.

Apesar da expansão da Cocapec, a sua preocupação não ficou voltada somente à infraestrutura. A cooperativa sempre apostou na importância do conhecimento e da profissionalização de seus cooperados e profissionais, através da disseminação de informações, isto sem dúvida, possibilitou excelentes resultados nestes 30 anos.

 

 

Notícias Relacionadas