NOTÍCIAS

Estoque público de café arábica deve chegar ao fim em próximos leilões

por CaféPoint:

Em seus próximos leilões de café arábica, o Governo Federal deve raspar seus últimos estoques do grão. “Caso os leilões sejam integralmente comercializados com sucesso, serão finalizados os estoques de café arábica do governo”, informou a área técnica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ao CaféPoint.

Questionado sobre possibilidade de refazer seus estoques públicos, a Companhia informou que “O objetivo dos estoques governamentais são para regulação de mercado, e a Conab só pode comprar café quando o produto estiver abaixo do preço mínimo, fato que não ocorre há bastante tempo. A possibilidade de estoques futuros de café estão atreladas ao preço mínimo”.

Nesta mesma semana começaram a ser realizados os primeiros leilões para café conilon, que serão feitos através do SEC porém por conta da iniciativa privada da Abic e Abics. Segundo a Associação de Solúvel, o mercado físico e valor de saca que seria importada são referências para leilão do conilon, leia a matéria completa, clicando aqui.

Últimos leilões de arábica

Mais 8,3 mil toneladas, equivalentes a 138,3 mil sacas de 60 kg, de café arábica em grãos serão colocadas à venda nesta quinta-feira (23/3) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio de três operações de leilão eletrônico. Os leilões estão descritos nos Avisos de Nº 54, 55 e 56. (Confira aqui cada um dos avisos) O café a ser vendido está armazenado nas unidades da Conab de São Paulo e Minas Gerais e pode ser vistoriado a qualquer momento, não sendo permitida a sua retirada.

Em janeiro deste ano o Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) autorizou a venda de até 43,2 mil t do produto, oriundo dos estoques públicos da Conab. O objetivo é conter a elevação dos preços no mercado interno. Até o momento, a quantidade de café vendida chegou a 32,3 mil t.

O leilão ocorrerá na modalidade “viva-voz”, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). Os interessados em participar deverão estar devidamente cadastrados na Bolsa de operações por meio da qual pretendam realizar a operação. É necessário estar em situação regular no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi). Outra recomendação é que os participantes estejam inscritos no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).

Notícias Relacionadas