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Estratégia colombiana é apresentada como referência mundial

por CaféPoint:

Por sua inovadora estratégia de criação de marca a Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia foi convidada para participar do simpósio internacional “O valor patrimonial das economias baseadas nas regiões como modelo de desenvolvimento humano”, que ocorreu em Paris. A campanha da Federação visou diferenciar um produto proveniente de uma região específica que se complementa com alianças com diferentes membros regionais, como as Câmaras de Comércio, para gerar um turismo inclusivo e sustentável, que gere valor aos habitantes de Paisage Cultural Cafetero,

O simpósio, que contou com a participação de representantes da Unesco, embaixadores e representantes de governos da França, Filipinas, Indonésia, Brasil, Etiópia, China, Itália, Marrocos, Suíça, Índia, África do Sul, Austrália, Colômbia e Estados Unidos, foi organizado pela Associação para Inscrição dos Climas de Borgoña (França) na listra de Patrimônio Mundal da Humanidade.

O evento acadêmico busca estimular e enriquecer o debate sobre a importância da promoção e da conservação do patrimônio, pela sua contribuição ao desenvolvimento econômico das regiões e encontrar referências aplicadas em diferentes regiões do mundo para fortalecer o capital social e a conservação de regiões agrícolas.

No simpósio de Paris – além da inovadora estratégia de marca – os participantes destacaram que o capital social estratégico associado com a democracia cafeeira e suas eleições constituem uma referência única no mundo, dada a magnitude do processo eleitoral cafeeiro, considerado o maior evento democrático do mundo.

Simultaneamente, a Câmara de Comércio de Pereira apresentou a plataforma turística “Rotas de Paisagem Cultural Cafeeira”, estratégia que busca promover o turismo na região. “Mil experiências, um destino” é o slogan da plataforma turística do PCC, que está articulada dentro da estratégia apresentada em Paris, que busca gerar maior valor aos produtos da região e à experiência dos visitantes.

A plataforma ressalta os quatro elementos que podem ser encontrados na Paisage Cultural Cafetero: viver grandes aventuras em locais exclusivos, desfrutar a natureza e paisagem únicas, aprender sobre ofícios autênticos da região e saborear a cultura do melhor café suave do mundo.

“A estratégia da marca da Federação sobre o Paisaje Cultural Cafetero busca gerar maior valor e valorização ao grão dessa região que, articulada com a plataforma de turismo, serve tanto a produtores como a operadores turísticos”, disse o diretor executivo do Comitê Departamental de Cafeicultores de Risaralda, Jorge Humberto Echeverri Marulanda.

Desde 2011, o Paisaje Cultural Cafetero é Patrimônio Mundial da Unesco.

Essa declaração é um importante reconhecimento a um entorno cultural associado com um produto, à presença de uma institucionalidade cafeeira que tem sido reconhecida como de valor excepcional pela Unesco e a força de uma região e de seus habitantes, pelo que se considera uma paisagem viva e em permanente evolução.

A reportagem é do http://www.federaciondecafeteros.org / Tradução por Juliana Santin

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