NOTÍCIAS

Etiópia: exportação de café deve aumentar 23% na safra 2014/15

por Agência Estado:

As exportações de café pela Etiópia, maior produtor da commodity na África, devem aumentar pelo menos 23% na temporada 2014/15, segundo a Associação de Cafés Especiais do continente (AFCA, na sigla em inglês). Os embarques ao exterior podem atingir o recorde de 235 mil toneladas na temporada, que se encerra em junho, acima das 191 mil toneladas exportadas na safra anterior. O aumento se deve aos maiores rendimentos das lavouras e ao aumento dos preços do café no mercado internacional, que estimula vendas.

As exportações de café da Etiópia registraram aumento de 8,5% de julho a novembro de 2014, para 64.227 toneladas. O período compreende os cinco primeiros meses da temporada de café do país, que vai de julho de um ano até junho do ano seguinte. Produtores aproveitam os preços mais altos da commodity para vender seus estoques.

“O governo estimula os agricultores a aproveitarem a oportunidade”, afirmou Abdullah Bagersh, presidente da AFCA. “O rendimento por hectare também aumentou na Etiópia, a meta é dobrar a produção e as exportações no longo prazo”, disse.

A Etiópia é o terceiro maior produtor de arábica do mundo, atrás do Brasil e da Colômbia, e produz alguns dos grãos mais procurados no mercado de cafés especiais. No entanto, mais da metade da produção é consumida internamente, reduzindo o volume de exportação. Fonte: Dow Jones Newswires.

Notícias Relacionadas