NOTÍCIAS

Exportações de café de Sumatra caem 66%, apesar dos preços

por CaféPoint:

As exportações de café robusta da Sumatra, principal região produtora da Indonésia, caíram em 66% em julho, refletindo danos causados pela seca por causa do fenômeno do El Niño do ano passado. Porém, as ofertas da Indonésia ainda estão recebendo uma vantagem incomum de preços com relação ao robusta do Vietnã, onde os estoques têm sido rapidamente esvaziados.

As exportações de café robusta de Sumatra em julho foram de 12.350 toneladas, comparado com 36.644 toneladas no ano anterior, mostraram dados do governo. As exportações aumentaram em 3.100 toneladas com relação ao ano anterior, graças ao aumento sazonal na produção.

A produção de café robusta na Indonésia, terceiro maior produtor do mundo, foi prejudicada pela seca do ano passado e as chuvas no começo desse ano também atrasaram a colheita.

De acordo com os últimos dados do governo, as exportações à Indonésia em maio foram de 21.000 toneladas, bem menos que a média dos últimos cinco anos, de 34.000 toneladas.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) previu que as exportações da Indonésia em 2016/2017 caíram em 18% com relação ao ano anterior, com o pior dos efeitos visto em Sumatra.

As exportações do Vietnã, por sua vez, estão bem à frente do ritmo do ano anterior.

O governo do Vietnã previu as exportações em julho em 130.000 toneladas, 17% a mais que no ano anterior. Porém, isso é bem menos que as expectativas de mercado, que previram que as exportações em julho seriam de 145.000 a 160.000 toneladas.

O aumento com relação ao ano anterior nas exportações tem menos a ver com a produção do que com as vendas aceleradas dos produtores após um longo período de acumulação progressiva, em resposta aos baixos preços.

Até agora nessa estação, as exportações vietnamitas estão 30% superiores que as do ano anterior, em 1,45 milhão de toneladas, de acordo com o General Statistics Office. De fato, a queda nos estoques do Vietnã, à medida que a colheita da Indonésia avança, abriu um premium incomum sobre as ofertas vietnamitas.

Na Indonésia, normalmente uma origem mais cara, o robusta está mudando de mãos por cerca de US$ 1.885 a toneladas, US$ 87 mais barato do que no Vietnã.

As informações são do Agrimoney / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas