NOTÍCIAS

Exportações de café de Uganda caem devido ao clima seco

por CaféPoint:

Uganda disse que suas exportações de café em março poderão cair para cerca de 260.000 sacas de 60 quilos, comparado com 348.423 sacas exportadas no mesmo mês do ano anterior, reduzidas pelos baixos preços internacionais. O café é a principal fonte de comércio externo do país, que é o maior exportador de café da África e produz, em sua maioria, a variedade robusta.

“O predomínio de baixos preços internacionais levou os exportadores a segurar seus estoques de café, à medida que eles esperavam que os preços melhorassem”, disse a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA) em seu relatório mensal.

A UCDA disse que os envios dos grãos em fevereiro alcançaram 290.475 sacas, 18% a menos que os volumes enviados no mesmo período do ano anterior, após o clima desfavorável ter reduzido a produção. “Fevereiro foi muito mais quente e seco que janeiro e o clima desfavorável se manifestou em cafezais queimados”.

O clima seco já forçou Uganda a reduzir sua previsão de exportações de café para 2014/2015 (outubro-setembro) em 8,6%. A Uganda agora espera exportar 3,2 milhões de sacas de café, menos que a projeção anterior, de 3,5 milhões de sacas. O país exportou 3,5 milhões de sacas de café no ano passado. Ao mesmo tempo, a moeda local, xelim, foi comercializada dentro de uma faixa ampla durante a semana passada, chegando ao valor mais baixo de 2875/95 no começo da semana e de 2940/50 na sexta-feira.

A reportagem é do New Vision / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas