NOTÍCIAS

Exportações de café de Uganda cresceram 3% em 2018/19

por Agência SAFRAS:

As exportações de café de Uganda atingiram 4,44 milhões de sacas de 60 quilos na temporada recém encerrada de 2018/19 (de outubro de 2018 ao final de setembro 2019). Houve incremento de 3% nos embarques no comparativo com a temporada anterior, quando as exportações foram de 4,31 milhões de sacas. As informações partem da Autoridade para o Desenvolvimento do Café de Uganda (UCDA), noticiou a Agência Dow Jones.

O aumento da produtividade em lavouras novas que estão entrando em produção no país promoveu o incremento nos embarques.

Os valores das exportações totais em 2018/19, entretanto, caiu 6%, ficando em US$ 434 milhões, devido aos baixos preços internacionais, com a produção mundial superando a demanda.

Os produtores de café de Uganda seguraram grande parte da safra nos meses iniciais da temporada diante dos baixos preços da commodity, o que prejudicou as exportações. Mas a UCDA indicou que nos últimos meses a melhora nas cotações aos produtores convenceu os mesmos a intensificarem as vendas dos seus estoques de robusta.

As exportações totais de café robusta de Uganda cresceram 8% na temporada, enquanto os embarques de arábica caíram 12%. Uganda exporta quase toda sua produção em forma de grão, especialmente para a União Europeia, Estados Unidos e mercados asiáticos.

2019/20

A UCDA estima que os embarques devem crescer pela segunda temporada seguida em 2019/20, devido ao clima favorável e novas áreas entrando em produção. Segundo a entidade, os embarques podem chegar a 5,1 milhões de sacas, contra 4,4 milhões de sacas em 2018/19.

Notícias Relacionadas