NOTÍCIAS

Exportações de café do Vietnã mantêm tendência de baixa

por CaféPoint:

O Vietnã, maior exportador mundial de café robusta, embarcará seu menor volume em seis meses. Segundo o governo, sairão do país 120 mil toneladas de café neste mês, um quarto a menos em relação ao ano anterior. A previsão, com relação ao mesmo mês do ano passado, é a menor desde novembro de 2016, quando o país exportou 114,6 mil toneladas.

A queda das exportações do Vietnã, segundo maior produtor de café do mundo depois do Brasil, sugere uma queda dos estoques. Com base nos dados do governo, as vendas do mês passado atingiram o menor volume em cinco meses, de 134.800 toneladas.

As fortes exportações nos primeiros meses de 2017 deixaram os compradores estrangeiros com estoques adequados e o Vietnã com menos grãos de café. Em março, um executivo sênior da Intimex, empresa vietnamita de exportação de café, advertiu que o país poderia ter falta de café em maio ou junho, devido ao aumento das exportações e à diminuição dos estoques domésticos.

De acordo com um relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) divulgado em maio, os estoques do país no final da safra 2016/2017 deverão cair em 64% em relação à safra anterior, chegando a 1,38 milhões de sacas.

As informações são do http://e.vnexpress.net / Tradução Juliana Santin

Notícias Relacionadas