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Famosa no café, a juta já faz parte da moda brasileira
POR EQUIPE CAFÉPOINT:
A empresa Castanhal é quem produz a sacaria que recebe a estampa Cafés do Brasil, aplicada com tinta à base de água para não contaminar os grãos. O produto leva a classificação Food Grade, como ideal para embalar alimentos, e a empresa é integrante da Global Coffee Platform.
A fibra das sacas é produzida na própria fábrica, localizada em Castanhal (PA). Após a colheita dos agricultores locais, a fibra é recebida na cidade de Manacapuru (AM), onde a empresa possui escritório.
Como é a produção
A Castanhal explica que a juta é cultivada por famílias ribeirinhas e seu plantio é integrado ao Bioma Amazônico – é semeada nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões, sem necessidade de queimadas ou desmatamento. A fibra de juta é biodegradável e os resíduos do plantio são 100% absorvidos pela natureza, contribuindo para a manutenção da Floresta Amazônica. O processo de amaciamento da fibra de juta não utiliza produtos químicos, pois é realizado com óleos vegetais, como a oleína de Palma, procedente da Palmeira. Quando descartada na natureza, a juta é totalmente biodegradável.
Plantação de juta na várzea do rio – Foto:divulgação
Processo de secagem da juta – Foto: divulgação
“Acreditamos que as fibras naturais são as que melhor conseguem atender aos desafios da economia circular, além de serem extremamente versáteis, sendo usadas e combinadas nos mais diferentes universos. Para nós, sustentabilidade é DNA, é prática diária. Sempre acreditamos que o ser humano e a natureza são um organismo único, vivo, interdependente, e que uma empresa só vai bem quando entende e considera os aspectos econômicos, sociais e ambientais em todas as suas decisões de negócio. Por isso, para nós só tem um jeito de fazer negócios: juntos. Juntos é um jeito de ver o mundo, de se relacionar, criar produtos, ir além. Juntos é acreditar que a economia circular é a melhor forma de produzir, consumir, reutilizar. Juntos é como fazemos escolhas, considerando o meio ambiente, o ser humano e a perpetuação de nossa Marca”, afirma Flavio Junqueira Smith, Diretor-Presidente da Castanhal.
Juta na moda
A Castanhal acompanhou nos últimos anos a valorização do consumidor para materiais sustentáveis. Sendo assim, buscou com outras empresas e designers expandir o uso da juta em diferentes segmentos, como vestuário, calçadista, acessórios e decoração, que vêm se somar aos setores de agricultura, artesanato, moveleiro, construção civil e jardinagem, entre outros.
Fio de juta da Castanhal – Foto: Ricardo Fazzi
Em 2019, a Castanhal e o Senai CETIQT desenvolveram um laboratório de experimentação para utilização dos tecidos feitos com a fibra de juta para o vestuário do dia a dia, apresentando soluções sustentáveis, ecológicas e 100% biodegradáveis para o universo da moda.
O concurso Juta – Fibra Sustentável na Moda lançou o desafio aos alunos: criar ideias inovadoras com o uso da juta e transformar em peças versáteis, práticas, funcionais e atraentes, oferecendo sustentabilidade na moda, de forma verdadeiramente amazônica.
Sacaria de juta da Castanhal – Foto: divulgação
Um momento marcante da nova estratégia foi a coleção da estilista Flavia Aranha, apresentada no São Paulo Fashion Week 47. Na ocasião, a estilista realizou uma interferência criativa: a Arraiolo, usada tradicionalmente na confecção de tapetes e outros itens de decoração, e a I-33, utilizada em decoração, bolsas, cintos e afins. Reconhecida como referência em moda sustentável no Brasil, Flavia é especialista em tingimento natural e na utilização de materiais orgânicos em suas coleções.
“O resultado do experimento realizado pela Flavia Aranha, que conferiu novo toque e leveza às bases, abriu um viés para novas utilizações da juta, que veio para ficar, pois a moda valoriza cada vez mais seus diferenciais de sustentabilidade”, aponta Celia Pinho, Coordenadora de Marketing da Castanhal.
Inovação nos calçados
Há três edições, a Castanhal é um dos destaques do Inspiramais, salão de inovação e design de materiais da América Latina, que reúne fabricantes nacionais e internacionais de insumos diversos para o segmento calçadista. Neste ano, o evento ocorreu de 14 e 15 de janeiro e a marca destacou o lançamento da fibra de juta como a Tela V7,com trama e urdume com o fio 7 lbs, que promove um tecido mais uniforme e fechado, mais adequado para a impressão de estampas, menor desfiamento ao corte, toque mais suave e que viabiliza o desenvolvimento de artigos mais elaborados e recortados para uso em cabedais e acessórios.
“A Tela V7 é um lançamento que busca atender as exigências dos clientes de um dos segmentos mais importantes da indústria, o calçadista, que busca, a cada estação inovação, matérias-primas sustentáveis e ao mesmo tempo tecnológicas. Além disso, nosso portfólio de produtos é focado em artigos sustentáveis e ecologicamente corretos, esse é o DNA da Castanhal”, declara Mauricio Vasques, Gerente Comercial e Marketing da Castanhal.
Look da estilista Flavia Aranha em juta Castanhal no SPFW 47 – Foto: fotosite
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