NOTÍCIAS

Federação Colombiana e EUA assinam Declaração de Intenção para cooperar

por CaféPoint:

Uma nova edição do Evento Café e Paz foi realizada na semana passada na Embaixada da Colômbia em Washington, D. C., capital dos Estados Unidos. O evento contou com a participação de representantes do Governo colombiano, da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia (FNC), da Agência dos Estados Unidos para Desenvolvimento Internacional (USAID) e do Woodrow Wilson Center.

Antes da assinatura de um Acordo de Intenção entre a FNC e a USAID para trabalhar conjuntamente no campo colombiano, o embaixador, Juan Carlos Pinzón, fez uma análise das negociações de paz entre o Governo da Colômbia e a guerrilha, Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), diálogos que simultaneamente trouxeram resultados importantes em La Habana.

O diretor da USAID para a América do Sul, Christopher Edwards, apresentou, por sua vez, os projetos que a Agência vem desenvolvendo na Colômbia e as perspectivas de apoio ao Governo colombiano uma vez que se assine um acordo de paz definitivo com a guerrilha, assim como as possibilidades de aprofundar o trabalho conjunto com a FNC.

Por sua vez, a Federação mostrou uma análise detalhada da estrutura da cafeicultura colombiana, sua importância no tecido social rural e as vias e mecanismos mediante os quais apoiará os cafeicultores colombianos no pós-acordo.

O investimento social da FNC contempla não somente elevar a produtividade e a rentabilidade dos cafezais, mas também, aprofundar a diversificação de cultivos com produtos como cacau, cuja crescente demanda é de grande importância para os países consumidores. Os cafeicultores de seis regiões do país compartilharam suas experiências e expectativas com o fim do conflito armado e a próxima assinatura de um acordo final de paz.

Por seu lado, a diretora do Programa Latino-Americano do Woodrow Wilson Center, um dos centros de pensamentos mais influentes dos Estados Unidos, Cynthia Aronson, dirigiu um painel bi partidarista com assessores do Senado norte-americano, em relação à percepção do processo de paz e o pós-acordo colombiano da ótica dos tomadores de decisões e formadores de opinião na capital norte-americana, assim como o trâmite de apoio por US$ 450 milhões para “Paz Colômbia”, solicitado ao órgão legislativo, pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

No final do evento, foi feita uma apresentação e degustação de cafés de Antioquia, Caquetá, Cesar, Guajira, Norte de Santander e Nariño, por parte dos próprios produtores, que expuseram a situação da cafeicultura no campo colombiano da perspectiva dos produtores.

As informações são da FNC / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas