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GREVE DOS CAMINHONEIROS: Levantamento da FOLHA mostra falta de combustível em 4 Estados
por COBERTURA DA FOLHA DE S. PAULO (+ ANÁLISE DE VINICIUS TORRES FREIRE) e VEJA.COM:
Falta de liderança única dificulta negociação; governo pede à Justiça autorização para liberar vias e aplicar multas
Uma combinação de redução no preço dos fretes e aumento de custos levou caminhoneiros a bloquear trechos de rodovias em sete Estados nesta segunda-feira (23).
Apesar de não ter uma liderança unificada e pauta conjunta, o movimento, que começou na semana passada, ganhou força e amplitude nacional nesta segunda.
Rodovias no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Santa Catarina, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, em Goiás e em Minas Gerais foram bloqueadas, causando prejuízo a produtores rurais e indústrias dessas regiões.
O momento, de plena colheita da safra de soja, seria um estímulo à realização dos protestos, pela visibilidade.
O movimento também prejudica o abastecimento de cidades.
CUSTOS EM ALTA
As principais queixas dos caminhoneiros são o aumento no preço do diesel e dos pedágios, o que eleva os custos de transporte em um cenário desfavorável para reajustes nos preços dos fretes.
Além da crise econômica, os preços das commodities agrícolas, primordialmente transportadas por caminhões, estão em queda, dificultando as negociações para um aumento no valor pago pelo transporte das cargas.
Em um ano, o preço do frete de Sorriso (MT) a Santos (SP), uma das principais rotas da soja, caiu 27%, para R$ 230 por tonelada na semana passada, segundo o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).
A mudança no quadro macroeconômico e de custos se tornou mais preocupante com o cenário de elevado endividamento no setor.
Estimulados pelo PSI –programa do BNDES de incentivo à compra de caminhões novos–, muitos motoristas estão endividados e incluíram, nas reivindicações, a prorrogação por 12 meses das parcelas dos financiamentos.
Os manifestantes também tentam pressionar a presidente Dilma a sancionar as alterações na “Lei dos Caminhoneiros”, já aprovada no Congresso, que amplia a jornada de trabalho para até 12 horas –oito horas mais quatro horas extras, e não duas horas extras, como em vigor.
“Se eu sou autônomo, deveria trabalhar quantas horas quisesse”, disse Otávio Mango, caminhoneiro que se juntou ao movimento em Palmeira das Missões (RS).
PREJUÍZOS
Grandes produtores de aves e suínos, como a BRF e a Aurora, interromperam a produção de 17 unidades no Paraná e em Santa Catarina por causa do protesto.
A paralisação representa cerca de 15% do abate da BRF e a totalidade das fábricas da Aurora, que nesta segunda já deixou de exportar.
Segundo representantes das empresas, elas não conseguem enviar cargas aos portos, receber animais para abate e demais matérias-primas, como ração e embalagens. A situação é mais grave no Sul, mas já preocupa indústrias do Centro-Oeste, inclusive frigoríficos de carne bovina.
Em Minas, a Fiat, que fica em Betim (MG), teve de dispensar funcionários por falta de peças.
As indústrias recorreram ao governo federal, que encontra dificuldade nas negociações por não ter uma liderança clara no movimento.
O ministro Miguel Rosseto (Secretaria-Geral) foi incumbido por Dilma de identificar um interlocutor na categoria. O Planalto chegou a cogitar que o movimento poderia ter cunho político, mas descartou a possibilidade.
A Advocacia-Geral da União irá recorrer à Justiça para pedir a liberação das rodovias federais bloqueadas. Já foram ajuizadas ações nos sete Estados onde houve interdições. O governo pede autorização para tomar medidas que garantam a circulação e multa de R$ 100 mil por hora de bloqueio. Os caminhoneiros, por seu lado, pretendem continuar os protestos nesta terça.
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