NOTÍCIAS

Honduras continua liderando produção de café da América Central

por CaféPoint:

Honduras segue ocupando a primeira posição na produção de café da América Central. Para a safra de 2014/2015, os cafeicultores hondurenhos preveem exportar 4,9 milhões de sacas de 60 quilos. Porém, as projeções para o restante dos países da região estão muito abaixo desse nível.

A Guatemala calcula produzir 3,45 milhões de sacas; El Salvador, 843,33 mil sacas; Nicarágua, 1,53 milhão de sacas; e Costa Rica, 1,53 milhão de sacas.

Durante o primeiro mês de 2015, o ritmo das exportações hondurenhas tem sido bom. As vendas foram de mais de 920 mil sacas, 8% a mais que no mesmo período de 2013/2014. A captação de divisas pelas vendas somaram US$ 217 milhões, informou a Associação de Exportadores de Café de Honduras (Adecafeh). Cerca de 72% das exportações tiveram como destino a Europa; 23% a América; 4,1% a Ásia; 0,7% a Oceania e 0,2% a África.

O presidente, Juan Orlando Hérnandez, ressaltou a posição privilegiada que o setor cafeeiro de Honduras ocupa na região. “Orgulhosamente, na América Central já estamos há vários anos em primeiro lugar”.

A produção de café na Guatemala, que registrou uma queda no último ciclo, espera ter uma recuperação de 12,5% durante essa colheita, apesar dos efeitos causados pelo fungo da ferrugem nas plantações de café. O presidente da Associação Nacional de Café (Anacafé) desse país projeta uma produção de 3,45 milhões de sacas.

A Nicarágua espera faturar em divisas US$ 160 milhões pelas exportações de café, um valor muito bom, considerando a situação da cafeicultura desse país; esse valor é muito similar ao da Costa Rica. El Salvador aparece em último na cadeia, já que a ferrugem causou danos em 80% das fazendas de café desse país e ameaça baixar os envios.

A reportagem é do http://www.laprensa.hn/ Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas