NOTÍCIAS

Honduras deve substituir plantações de café por cacau

por CaféPoint:

Honduras substituirá quase 8% de suas plantações de café com fazendas de cacau em 2016, informou o ministro do desenvolvimento econômico do país, Alden Rivera. Ele disse que até lá o Governo converterá para cacau 20.000 hectares fortemente afetados pelo fungo da ferrugem do café. Segundo Rivera, nos próximos anos 60.000 hectares de café serão convertidos para cacau.

Honduras, que é o maior produtor de café da América Central, tinha 264.000 hectares de plantação de café, mas foi muito afetada pela ferrugem e pela seca nos últimos anos.

A colheita de 2012/2013 produziu 6,13 milhões de sacas de 60 quilos de café, mas aproximadamente 1,38 milhão de sacas foram perdidas por causa da ferrugem. De acordo com o Banco de Alimentos das Nações Unidas, até 100.000 empregos foram perdidos como resultado dessa doença, levando-os a responder com um auxílio alimentar de emergência de US$ 1,3 milhão.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reportou em junho que os cafezais de Honduras resistentes à ferrugem impulsionariam um aumento na produção da América Central.

O USDA disse que 750.000 sacas são esperadas na região em 2014/2015 e um recorde de 5,9 milhões viria de Honduras.

De acordo com o USDA, o impacto da ferrugem do café foi menor em Honduras graças ao amplo uso de variedades resistentes a ferrugem, como IHCAFE 90, Lempira e Parainema. Não se sabe porquê o governo decidiu substituir as colheitas com cacau ao invés de substituir com plantas resistentes à ferrugem.

A reportagem é do Global Coffee Review / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas