NOTÍCIAS

Honduras é o sexto maior exportador de café a nível mundial

por CaféPoint:

O diretor executivo da Organização Internacional de Café, Roberio Oliveira Silva, na 114a Sessão do Conselho, celebrada na cidade de Londres, destacou um aumento das exportações do café hondurenho, colocando o país na posição do maior produtor da Região Centro-Americana e sexto a nível mundial.

As reuniões do conselho foram presididas por Conradin Rasi, da Suíça, na qualidade de presidente e embaixador de Honduras, Iván Romero Martínez, em sua qualidade de vice-presidente.

Durante a reunião, foi informado que a Rússia já apresentou ao Parlamento a solicitação de adesão ao acordo internacional de café. Igualmente, Madagascar, República Dominicana, Papua-Nova Guiné, Peru e Nepal já estavam finalizando os passos para sua incorporação plena.

Martínez, de Honduras, atual vice-presidente do Conselho, destacou o esforço empreendedor do setor cafeeiro de Honduras e agradeceu a cooperação da OIC, que sempre apoiou o país.

Mauricio Galindo, chefe de operações da OIC, disse que “graças a um contínuo e acertado programa de luta contra a ferrugem e capacitação técnica, vemos como Honduras conseguiu aumentar sua produção em 18% para o ano cafeeiro de 2013/2014. Isso o coloca no sexto lugar a nível mundial e primeiro a nível regional”.

“Sem dúvida, devido a esse notável esforço, esperamos que, para o ano em curso, o país retorne a níveis de produção similares aos que tinha antes do foco de ferrugem que sacudiu a América Central nos últimos três anos”.

O conselho ratificou as decisões de celebrar o Fórum Mundial de Café em Milão, na Itália, e a quarta conferência mundial em Addis Abeba, na Etiópia. Igualmente, debateu-se para aprofundar no próximo conselho a ideia de uma revisão estratégica da OIC. Durante a celebração, os participantes degustaram o café hondurenho, que foi servido nas salas de reuniões.

A reportagem é do http://www.latribuna.hn / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas