NOTÍCIAS

Honduras lança estratégia para promover Rota Turística do Café

por CaféPoint:

Cerca de 15 departamentos de Honduras fazem parte da “Rota Turística do Café”, a nova estratégia do Instituto Hondurenho de Turismo (IHT) e o Instituto Hondurenho de Café (IHCAFE), lançada oficialmente nessa semana.

Esta estratégia vem sendo desenvolvida de maneira não oficial há alguns anos, mas com o apoio dessas organizações, mais de 40 cooperativas devem ser beneficiadas com a promoção direta do governo central, dependências de turismo e desenvolvimento.

O diretor do IHT, Emilio Silvestri, enfatizou a alta qualidade do café hondurenho e os processos rigorosos de poda e boas práticas que têm situado Honduras entre os top 10 dos melhores exportadores de café do mundo.

Além disso, ele disse que o café hondurenho tem se tornado um estilo de vida nas famílias hondurenhas e que, além disso, querem abrir suas fazendas a hondurenhos e estrangeiros para contar histórias, acompanhado de um excelente café quente.

“Atualmente, a rota pode ser feita pelas fazendas em Comayagua, La Paz, Intibucá e Copán, mas, em breve, poderá englobar os 15 departamentos do país onde funcionam cerca de 40 cooperativas de café”, disse Silvestri, depois de comentar que “os empresários de café levantaram infraestruturas com características especiais em seus setores para atender, acomodar e hospedar da melhor maneira as pessoas”.

Honduras produz café em mais de 225 comunidades de 210 municípios repartidos em 15 departamentos do país. Essas colheitas são exportadas a nações da Europa, Ásia e América do Norte. Além disso, o país se distingue como o principal exportador de café na América Central, terceiro na América Latina e sexto no mundo.

As informações são do http://www.radiohrn.hn / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas