NOTÍCIAS

ICMS Mineiro: Cocapec inicia entrega dos caminhões

por Setor de Comunicação Cocapec:

Após um ano da criação do Fundo de Crédito Presumido de ICMS, a Cocapec consegue reaver mais de R$ 8 milhões para os cooperados mineiros, referente ao tributo que incide sobre a comercialização de café cru das suas unidades no Estado de Minas Gerais.

O Crédito foi recuperado pela cooperativa através da aquisição de 50 caminhões da marca Iveco. Alguns cooperados optaram em ficar com os veículos completando a diferença em caso não tivessem o valor total.

IMG_0014

O cooperado de Capetinga/MG, Antônio Borges e sua esposa, foram os primeiros a pegarem as chaves no dia 29/05.

Desde o dia 29 de maio a Cocapec iniciou a entrega dos caminhões aos cooperados, todos emplacados e com seguro. O primeiro a receber as chaves foi Antônio Borges Campos Júnior, de Capetinga/MG. Segundo ele o veículo auxiliará bastante nos trabalhos da propriedade. “Vou utilizar para transportar meus maquinários, principalmente as varredeiras. Tenho duas propriedades e o caminhão vai facilitar o deslocamento de todo este material”. O cooperado disse ainda que é a primeira vez que vê uma cooperativa repassar o tributo recuperado para o associado. “Até agora não vi nenhuma outra cooperativa que tenha devolvido o ICMS, e a Cocapec fez isso para nós, ela está do lado do produtor”.

DSC_0016

Muller Manochio, de Claraval/MG, utilizará o caminhão em uma atividade secundária.

Outro associado de Claraval/MG, Muller Manochio de Freitas ficou bastante satisfeito em recuperar o crédito, no caso dele utilizará o veículo para uma atividade secundária. “Além do café eu trabalho com o couro, vou utilizar o caminhão no transporte deste material”.

DSC_0005

Mamede de Oliveira, recebeu as chaves das mãos de Mara Rúbia, coordenadora do núcleo de Ibiraci/MG.

Já Mamede de Oliveira Rodrigues, de Ibiraci/MG confessou que tinha pouca esperança de receber o ICMS e ficou surpreso com a rapidez do processo proposto pela Cocapec. O cooperado, diferentemente do de Claraval, utilizará o veículo diretamente nas atividades de sua lavoura. “Vou usar para entregar café a granel para cooperativa e isso vai facilitar bastante, além disso, vou transportar calcário e outras coisas. Mamede destacou também o trabalho da Cocapec na recuperação do tributo, “a cooperativa deu um bom exemplo de honestidade e transparência, isso mostra que o cooperado é realmente importante”.

Vale lembrar que por determinação do processo, os caminhões deverão ficar no nome da cooperativa por um ano. Após este período ele será transferido para o cooperado.

Veja as imagens das entregas realizadas até o momento:

 

Notícias Relacionadas