NOTÍCIAS

Importadores ressaltam café do Peru e querem ampliar negócios com o país

por Jornal La Republica via Agnocafé:

Ao menos 15 torrefadores de empresas importadoras dos Estados Unidos, Canadá, Taiwan e Coréia do Sul se mostraram muito interessados em cafés finos d Peru, durante a realização da quinta edição do Expo Café Peru, cujo encerramento se deu no último domingo, dia 25 de outubro.

Belén Rivadeneyra, da Fairtrade Estados Unidos, lembrou que o Peru é o principal exportador de café orgânico para o país norte-americano. “Em 2014, os Estados Unidos importam 19 milhões de dólares de café do Peru. Por isso, não nos surpreende que sempre compradores do país participem de eventos como esse”, sustentou.

Por sua vez, o presidente da Junta Nacional do Café do Peru, Tomás Córdova, destacou o valor das importações dos cafés de qualidade, com certificação e com preço premium. “Os importadores tem mostrado grande interesse em trabalhar com organizações que tenham uma trajetória sustentável e lhes garantem um oferta consistente, tanto em volume como em qualidade. E as cooperativas oferecem isso, por ter anos de trajetória”, disse.

Córdova destacou a massiva participação dos pequenos produtores que vieram de 12 diferentes regiões cafeeiras do país, trazendo os seus lotes de café. “A metade dos expositores pertence a organizações de produtores, que se somam à indústria e aos fornecedores de insumos. Foram rês dias de ofertas de cafés especiais”, sustentou Córdova.

A finalização da Expo Café ocorreu com a premiação dos melhores cafés de 2015 do Peru, cujo primeiro lugar foi obtido pelo Café Tunki, de Puno, cultivado por Raúl Mamani, sócio da Cooperativa San Jorge e da Cecovasa (Central de Cooperativas do Vale de Sandia).

Notícias Relacionadas