NOTÍCIAS

Inicio da primavera sem chuvas poderá atrasar a safra de café

por Revista Cafeicultura:

O início da primavera, no próximo dia 22 de setembro, às 11h21 (horário de Brasília) será marcado por um período seco, no qual as chuvas deverão ocorrer de forma esporádica e isolada na região Sudeste do Brasil.

El Niño e La Niña

Embora as atuais condições dos oceanos indiquem a proximidade do fenômeno La Niña, as condições atmosféricas contribuem para a permanência da neutralidade, ou seja, sem eventos El Niño ou La Niña. Caso a situação se mantenha, a estação das chuvas na região Sudeste, com precipitações mais frequentes, melhor distribuição e eventos de maior intensidade, deve ter início em meados do mês de novembro. Apesar do atraso no início da estação chuvosa, há a probabilidade de que o mês de janeiro, no início do verão, seja mais seco, com possibilidade de veranico.

Chuvas em outubro

No próximo mês, é possível que as chuvas fiquem abaixo da média do período nas regiões: Vale do Rio Doce, Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais; Noroeste e Litoral Norte do Espírito Santo; Sul, Centro Sul, Metropolitana de Salvador, Centro Norte e Nordeste da Bahia; na região de Itapetininga, em São Paulo; e na região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.

Existe baixa probabilidade de que as chuvas ocorram dentro ou pouco acima da média do período nas regiões Sul, Baixadas, Central e Metropolitana do Rio de Janeiro; Campo das Vertentes e na parte mais ao Sul da Zona da Mata Mineira, nos municípios abaixo de uma faixa que se estende desde Lamin, passa por Ubá e segue até Volta Grande em Minas Gerais.

Temperatura em outubro

No Brasil, a temperatura deverá ser dentro ou pouco acima da média do período apenas para uma área que se estende desde o estado de Minas Gerais, com exceção da região Sul de Minas e extremo Oeste do Triângulo Mineiro; passa por Goiás, Mato Grosso, com exceção do Sudeste, Centro Sul e Sudoeste Mato-Grossense; e segue até o Pará e todos os Estados do Nordeste Brasileiro.

Café

A ausência de chuvas no mês de outubro pode favorecer a ocorrência de Bicho Mineiro e ácaro nas lavouras. Tal fato poderá contribuir para o aumento da queda de folhas e para o baixo crescimento dos ramos produtivos, o que pode refletir negativamente na próxima safra. A falta de chuvas em setembro e em outubro poderá também comprometer o vingamento das primeiras floradas decorrentes das chuvas que ocorreram no final de agosto. Apesar da probabilidade de maior volume de chuvas a partir de novembro, a possibilidade de veranicos em janeiro também poderá prejudicar a expansão dos frutos e, consequentemente, redução da qualidade dos grãos da próxima safra. Nesses tempos de falta de chuva o produtor deve estar atento para os tratos culturais. Havendo necessidade de controle de mato, deve ser evitada a capina para não movimentar o solo e, consequentemente, afetar o sistema radicular, sendo o roçado a ação mais recomendada.

O prognóstico

A análise e o prognóstico climático aqui apresentados foi elaborada com base na estatística e no histórico da ocorrência de fenômenos climáticos globais, principalmente daqueles atuantes na América do Sul. Foram consideradas ainda as informações disponibilizadas livremente pelo NOAA; Instituto Internacional de Pesquisas sobre Clima e Sociedade — IRI; Met Office Hadley Centre; Centro Europeu de Previsão de Tempo de Médio Prazo — ECMWF; Boletim Climático da Amazônia elaborado pela Divisão de Meteorologia (DIVMET) do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e com base nos dados climáticos disponibilizados pelo INMET/CPTEC-INPE. Pelo fato do prognóstico climático fazer referência a fenômenos da natureza que apresentam características caóticas e são passíveis de mudanças drásticas, a EPAMIG e a Embrapa Café não se responsabilizam por qualquer dano e, ou, prejuízo que o usuário possa sofrer, ou vir a causar a terceiros, pelo uso indevido das informações contidas na presente matéria. Sendo de total responsabilidade do usuário (leitor) o uso das informações aqui disponibilizadas.

Pesquisador da Embrapa Café/EPAMIG UREZM na área de Agrometeorologia e Climatologia, atua principalmente em pesquisas voltadas para o tema Mudanças Climáticas Globais. – williams.ferreira@embrapa.br ou williams.ferreira@epamig.br 2Pesquisador da EPAMIG na área de Fitotecnia, atua em pesquisas com a cultura do café. mribeiro@epamig.br

 

Notícias Relacionadas