NOTÍCIAS

Instituto Agronômico (IAC) completa 135 anos

Por CaféPoint, via IAC:

Postado em: 28/06/22
Quantas instituições de ciência no Brasil completam mais de um século de existência com atuação ininterrupta? Há uma em Campinas, interior paulista, um raro exemplo de tradição, modernidade e excelência em pesquisa agronômica, que transfere seus resultados para todo o território nacional. Fundado em 27 de junho 1887 por D. Pedro II, o Instituto Agronômico (IAC) irá comemorar seus 135 anos nesta terça-feira, 28 de junho, a partir das 15h, na sua Sede, em Campinas.

Para celebrar haverá o lançamento de um material, a cultivar IAC Citral 1 de Lippia alba desenvolvida pelo IAC – a primeira cultivar no mundo resultante de melhoramento genético.

Em 2022, a cultivar IAC Citral 1 foi registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tendo de forma inédita os descritores mínimos da espécie Lippia alba. A novidade irá atender ao mercado crescente de plantas aromáticas e medicinais, chá e óleos essenciais. A Lippia alba, conhecida como a erva-cidreira, ocorre no Brasil todo, mas o que existem são plantas nativas, de origem espontânea na natureza, sem nunca terem sido melhoradas para apresentarem melhores qualidades aromáticas e químicas. A cerimônia comemorativa será no próximo dia 28 de junho, a partir das 15h, em Campinas. Com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Francisco Maturro, e de lideranças da ciência e da agricultura do Brasil, agricultores de diversos setores e representantes da indústria do agro, a comemoração também terá o lançamento de seis cultivares de batatas-doces ornamentais e outras tecnologias, além da entrega do Prêmio IAC, oferecido anualmente aos servidores do IAC que se destacam em suas contribuições. Nos últimos 12 meses, o IAC disponibilizou 40 novas cultivares de diversas espécies.

Além do lançamento da Lippia alba serão lançadas também seis cultivares de batatas-doces ornamentais, a Plataforma Aberta IAC de Soluções para o Agro e duas publicações: o Boletim 100 – Recomendações de Adubação e Calagem para o estado de São Paulo e o livro A Cultura da Batata-doce.

Este ano serão agraciados o pesquisador científico, Hamilton Humberto Ramos, responsável pelo Programa Aplique Bem, que já treinou 75 mil trabalhadores, aproximadamente, para aplicar corretamente defensivos agrícolas com maior eficiência para a lavoura e maior segurança para o ambiente e as pesso as. O Programa já foi transferido para seis países. Em parceria com a UPL, o Aplique Bem avalia pulverizadores em uso com base na ISO 16122 e realiza o treinamento de trabalhadores para o uso de defensivos. A atividade é feita com laboratórios móveis, chamados TechMóveis, levados às propriedades rurais do país. Também serão reconhecidos dois funcionários de apoio: Roselaine de Fátima Baradel Testi de Lima, que atua na área administrativa e responde pelo setor de recursos humanos do IAC, e Sebastião Boarolo, funcionário na área técnica em pesquisas com seringueira. O produtor rural Magno Della Coletta será homenageado na categoria externa.

Notícias Relacionadas