NOTÍCIAS

Inverno chega e deve trazer geadas para Paraná

por CaféPoint:

“Este deve ser um inverno de geadas frequentes, sobretudo na região Central e Sul do Estado”, comunicou o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) nesta segunda-feira (20/6). De acordo com o Instituto, para o Norte, a previsão é de três a cinco eventos, o que é considerado normal para a época do ano. A estação começa às 19h34 desta segunda-feira (20/6) e termina no dia 22 de setembro.

“O inverno tipicamente paranaense apresenta geadas frequentes e registra temperaturas negativas quando as massas de ar frio, ao se deslocarem pelo Sul do País, adquirem uma trajetória continental”, observa Cezar Duquia, meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Estas massas provocam estabilidade prolongada, o que afeta a distribuição das chuvas, razão pela qual este é o período do ano com menor volume de precipitações.

La Niña

Segundo o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia, é alta a probabilidade de manifestação de La Niña de fraca intensidade a partir da metade da estação.

Esse fenômeno climático se caracteriza pela diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, com impactos nos padrões de chuva e temperatura em todo o planeta.

Um dos efeitos do resfriamento da temperatura superficial das águas é o inverno árido com passagens rápidas de frentes frias na região Sul do Brasil, apresentando chuvas acima da média no leste e estiagem no oeste. “Em junho, o Paraná ainda poderá registrar chuvas ligeiramente acima da média, porém para agosto e setembro, a previsão é de redução no volume de chuvas, que deve ficar na faixa média”, explica Duquia. Quanto às temperaturas, as projeções sugerem comportamento normal, diferentemente do registrado nos últimos anos.

Modelos meteorológicos dinâmicos indicam El Niño Oscilação Sul (ENOS) menor ou igual a -0,5°C (neutro negativo) em junho, evoluindo para La Niña nos meses seguintes com possibilidade de estender-se até a primavera e o verão. ENOS é a flutuação interanual da pressão atmosférica ao nível do mar no Oceano Pacífico decorrente de variações na circulação dos ventos, influenciando assim a temperatura e a pluviosidade.

Alerta de Geada

O Iapar disponibiliza boletins informativos diários de maio a setembro, o Alerta de Geada. No dia 10 de junho foi disparado o primeiro Alerta desta temporada, devido à circulação de uma massa de ar polar pela zona cafeeira paranaense. De acordo com o Iapar, havia três anos que um aviso não era emitido.

Notícias Relacionadas