NOTÍCIAS

Itamaraty intensifica campanha para emplacar José Sette na OIC

por Revista Cafeicultura:

O Itamaraty vai intensificar nos próximos 15 dias a campanha em torno da candidatura do brasileiro José Sette para o cargo de diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC).

Seu nome está entre os cinco candidatos pré selecionados esta semana pela entidade para a disputa do posto, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 deste mês.

Sette irá concorrer com o mexicano Rodolfo Trampe T aubert, o peruano Eduardo Montauban Urriaga, o suíço Remigi Winzap e o indonésio Delima Hasri Darmawan.

Segundo um diplomata brasileiro que acompanha de pe rto a disputa, o governo brasileiro está confiante de que Sette é o candidato mais forte e com melhor currículo. O candidato brasileiro é o único entre esses nomes que já teve a experiência d e ocupar postos na OIC e até foi diretor interino d a entidade.

Apesar de certo favoritismo de Sette, já que o Brasil é o país que mais elegeu diretores executivos na história da OIC, o diplomata lembra que a eleição segue critérios políticos. E ganha quem obtiver apoio de 70% dos países produtores e 7 0% dos países consumidores, como mandam as regras da entidade.

O Valor apurou que, apesar de a Suíça ter surpreendido os demais 76 países-membros da OIC ao lançar um candidato, mesmo estando entre o grupo das nações consumidoras de café — que são em menor número —, seu potencial para conquistar votos e influência junto aos demais membros europeus não é subestimado pelo Brasil.

Além disso, o candidato do México, Rodolfo Trampe, já concorreu ao cargo em 2010, quando disputou com o brasileiro Robério Silva, que morreu no fim do ano passado deixando a diretoria executiva da entidade vaga. O mexicano é quem, em tese, mais pode ameaçar a eleição do brasileiro, avalia o Itamaraty.

Por isso, a ordem de Brasília é para que a embaixada em Londres, onde fica a sede da OIC, é para que a campanha seja reforçada entre os países- membros. Em especial junto aos países que tiveram candidatos eliminados na primeira fase, de pré-seleção, como é o caso de Vietnã, Zimbábue, Rússia e Congo.

O próprio secretário-geral do Itamaraty, Marcos Gal vão, tem se envolvido na articulação junto aos países-membros da OIC. Galvão era braço direito do ex-chanceler José Serra, mas deve continuar no cargo mesmo com a substituição pelo senador Aloysio Nunes.

Atualmente o brasileiro José Sette é diretor-executivo do Comitê Consultivo Internacional do Algodão (ICAC), sediado em Washington, mas tem sua trajetória ligada ao setor privado do café

Notícias Relacionadas