NOTÍCIAS

Juan Valdez consolida seu crescimento no primeiro semestre de 2015

por CaféPoint:

Durante os primeiros seis meses do ano, a marca de café mais famosa da Colômbia, Juan Valdez, que pertence aos cafeicultores, conseguiu consolidar seu crescimento e força no mercado nacional e internacional, registrando máximos históricos em termos de lucros operacionais, lucro líquido e Ebitda (indicador financeiro que representa quanto uma empresa gera de recursos através de suas atividades operacionais, sem contar impostos e outros efeitos financeiros), o que mantém a tendência de crescimento observada em períodos anteriores.

O bom desempenho da companhia se refletiu nos lucros obtidos durante o primeiro semestre, que alcançaram 97,313 bilhões de pesos (US$ 32,99 milhões), 25% a mais do que os 77,849 bilhões de pesos (US$ 26,39 milhões) obtidos no mesmo período de 2014.

Com relação ao Ebitda, houve aumento de 19%, passando de 9,099 bilhões de pesos (US$ 3,08 milhões) para 10,788 bilhões de pesos (US$ 3,66 milhões).

A estratégia de expansão é um dos pilares que mais tem contribuído para o crescimento positivo da Juan Valdez durante esse ano. No primeiro semestre, foi aberta a primeira loja em San José da Costa Rica e o plano de negócios contempla pelo menos 15 nos próximos cinco anos; além disso, destaca-se a abertura de seis novas lojas nos aeroportos de Barranquilla, Medellín e Nuevo Dorado de Bogotá.

No total, foram inauguradas 11 lojas na Colômbia e quatro em países como Chile, Kuwait, El Salvador e Equador, o que permitiu chegar a 322 lojas em operação a nível global.

“Durante esse primeiro semestre do ano, reforçamos nossa estratégia de expansão de lojas e também apostamos fortemente nas alianças estratégicas com o propósito de continuar sendo o lugar preferido para desfrutar da experiência autêntica do café premium colombiano. Esses resultados positivos nos mostram que estamos em um bom caminho e seguimos gerando valor aos cafeicultores colombianos, que são nossa razão de ser”, disse o presidente da Procafecol, Hernán Méndez.

A Juan Valdez vem apostando na inovação constante. Por isso, empreendeu um plano de construção de alianças orientadas a exaltar o trabalho dos cafeicultores, a cultura colombiana e o sabor do café premium. Neste sentido, durante o que já foi de 2015, consolidou alianças como as dos chefs Rausch, que permitiu criar uma nova linha de produtos chamada FresquíZimos; com a reconhecida designer Mercedes Salazar, que criou uma coleção de acessórios em homenagem aos cafeicultores; e a temporada Hershey’s, que permitiu criar novas sensações acerca do café.

O lucro líquido acumulado no primeiro semestre alcançou o valor histórico de 5,119 bilhões de pesos (US$ 1,74 milhão), valor superior em 3,051 bilhões de pesos (US$ 1,03 milhão) ao lucro do primeiro semestre de 2014, de 1,618 bilhão de pesos (US$ 548.454); isso equivale a um crescimento de 216%. Vale destacar que esses lucros são líquidos dos pagamentos de royalties realizados pela marca ao Fundo Nacional de Café para financiar os programas aos cafeicultores, implementados pela Federação Nacional de Cafeicultores. No primeiro semestre do ano, a marca Juan Valdez pagou cerca de 5 bilhões de pesos (US$ 1,69 milhão) em direitos autorais de uso da marca ao Fundo.

Os dados são do http://www.federaciondecafeteros.org. / Tradução por Juliana Santin

Notícias Relacionadas