NOTÍCIAS

Kátia Abreu diz que fará ajustes na Política de Garantia de Preços Mínimos

por Agência Estado:

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, afirmou nesta segunda-feira (26) que pretende “reajustar a metodologia” da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para todos os produtos agrícolas. O recado foi dado durante reunião com representantes do segmento de café.

O encontro encerrou a rodada de conversas que a ministra manteve com o setor produtivo agropecuário nas últimas duas semanas. Essa mudança, no entanto, deve ocorrer após a realização de um estudo envolvendo universidades e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Kátia Abreu não detalhou como serão essas mudanças, mas elas fazem parte de metas que ela estipulou para os próximos meses. Na Conab, nenhum técnico soube dizer quais são as intenções do ministério.

O prazo para a conclusão desse estudo não está definido. A ideia é de que seja feito “a médio ou longo prazo”. Entre as metas da ministra está ainda a atualização do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Riispoa), que deve sair nos próximos dias. Outro objetivo é melhorar o diálogo com os Estados Unidos e tentar a abertura do mercado americano para a carne brasileira.

Notícias Relacionadas