NOTÍCIAS

Kátia Abreu: o que falta para classe média do campo é oportunidade

por Agência Estado:

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, assinou nesta segunda-feira, 30, acordo de cooperação com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para capacitação e assistência técnica a pequenos produtores. Na cerimônia de assinatura, ela afirmou que o objetivo não é substituir o trabalho de outros órgãos, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), mas trabalhar em conjunto para se criar uma ampla rede de assistência.

O objetivo da parceria com o Sebrae é disseminar tecnologias que aumentem competitividade dos pequenos e, dessa forma, contribuir para a ampliação da classe média no campo. “A classe média no campo até tem acesso a tecnologia, mas sofre com imperfeições de mercado”, ponderou a ministra. Na avaliação dela, eles compram insumos por um preço elevado e vendem a produção por um valor baixo. “O que falta para a classe média do campo não é benesse, é oportunidade”, afirmou.

A ministra afirmou que o Brasil não deve e não quer desmatar mais e que, se a performance do pequeno produtor melhorar, não será necessário abrir novas áreas para produção. O presidente do Sebrae, Luiz Barreto, disse que esse acordo deve impulsionar a classe média no campo. “A partir desse acordo, buscamos o fortalecimento da parcela intermediária desse universo, a chamada classe média rural, que representa cerca de 800 mil estabelecimentos agropecuários”, disse.

Notícias Relacionadas