NOTÍCIAS

Lançamento do Manual “Boas Práticas Agrícolas para o Controle de Plantas Daninhas” para a cultura do café

 por Cecafé:

O Cecafé, como legítimo representante do setor exportador do café brasileiro, atua de forma efetiva na realização de diversas ações sustentáveis, com racionalidade e junto ao cafeicultor e demais seguimentos, visando ao interesse nacional. Por meio dos seus Programas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, o Cecafé e seus associados reafirmam o compromisso do País na difusão das melhores práticas ambientais e sociais em todos os elos da cadeia produtiva.

Nos últimos anos, o Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil tem buscado estabelecer junto aos demais elos produtivos um plano estratégico de promoção da imagem e da comunicação voltadas à sustentabilidade do café brasileiro, incluindo as questões ambientais e cumprimentos dos requisitos legais.

Dentro do pilar de comunicação voltada a sustentabilidade, buscando a disseminação das informações de Boas Práticas Agrícolas e uso correto e seguro de agroquímicos, o Cecafé tem atuado junto ao Ministério das Relações Exteriores, em parceria com a European Coffee Federation e diversas organizações do agronegócio brasileiro, na busca por diálogo e de estratégias viáveis junto aos órgãos técnico-científicos da União Europeia.

No âmbito interno, o Cecafé tem atuado proativamente em ações de educação, comunicação, pesquisa e monitoramento de herbicidas no café verde. Somado a isso, o Conselho participou da elaboração do Manual de Boas Práticas Agrícolas para o Controle de Plantas Daninhas, com orientações sobre o uso de herbicidas. Este material informativo e ilustrativo, foi construído de forma coletiva, especialmente para produtores, agrônomos e técnicos do café, e contém um alerta importante sobre os Limites Máximos de Resíduos aceitos para herbicidas no café.

Lançado em abril do corrente ano, o manual foi elaborado a partir de uma construção coletiva e é parte da Iniciativa “Uso Responsável de Agroquímicos” da qual o Cecafé é parceiro da Plataforma Brasil de Sustentabilidade do Café (GCP Brasil), que visa promover a disseminação de boas práticas agrícolas relacionadas ao uso de agroquímicos no Brasil.

No conteúdo do manual são abordados os seguintes assuntos: manejo do mato, importância da matéria orgânica como cobertura do solo para conservação do solo e da água, controle mecânico, como também itens sobre a utilização correta da tecnologia da aplicação, com cuidados adicionais em relação a deriva e contaminação das folhas do cafeeiro, regulagem dos equipamentos, uso correto de bicos e pontas de acordo com instruções de rotulagem e alternância dos mecanismos de ação dos herbicidas.

Também é ressaltada a importância de utilização de herbicidas específicos para controle de plantas daninhas e utilização de equipamentos de proteção individual sempre que houver manipulação de qualquer agroquímico.

Na busca por um diálogo maduro e por uma promoção de um debate responsável entre os diversos elos da cadeia produtiva relacionada a cafeicultura, o Cecafé vem participando de diversas inciativas de práticas sustentáveis no campo.

Nesta agenda de comunicação e de promoção da imagem do café brasileiro, o Cecafé continuará a atuar proativamente no âmbito interno e externo na defesa dos interesses de seus associados. Aliada a crescente preocupação de muitas organizações, nacionais e internacionais sobre qualidade e resíduos no café, a participação em diversos eventos como mesas redondas, rodadas de conversa, dias-de-campo, workshops e reuniões se faz necessário, com o objetivo e desafio de proporcionar uma maior compreensão sobre o tema e uma comunicação direta com agrônomos, extensionistas, técnicos para promover a conscientização dos agricultores. Também estão ocorrendo ações envolvendo treinamentos, intercâmbio com pesquisadores e professores universitários e diálogos com órgãos regulatórios, entre outros.

O Cecafé acredita que a discussão sobre as melhores práticas e uma melhor compreensão sobre as ações desenvolvidas são um caminho para alcançar a sustentabilidade. E continuará seguindo em direção a sua missão: trilhando o caminho certo para um futuro cada vez mais sustentável e ambientalmente responsável.

Acesse a Cartilha clicando AQUI

Marcos Matos

Diretor Geral do CECAFÉ

Lilian Vendrametto

Gestora de Sustentabilidade do CECAFÉ

Notícias Relacionadas