NOTÍCIAS

Maggi diz a europeus que agricultura ajudará Brasil a superar crise

por Estadão Conteúdo:

Governo brasileiro afirma ter obtido apoio à candidatura de Guilherme Antônio da Costa Junior para a presidência do Codex Alimentarius

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse, em reunião em Bruxelas com empresários e políticos, que o agronegócio vai ajudar o Brasil a voltar a crescer. “O Brasil tem 9,6% do mercado europeu e queremos ampliar essa participação. O País vive uma crise econômica profunda e precisa sair rápido dessa posição”, declarou, conforme nota de sua assessoria.

Maggi, que também esteve com o ministro do Comércio da Bélgica, Pieter de Crem, disse ter uma “posição muito clara” em relação às trocas bilaterais. “Vivo num ambiente muito competitivo e entendo que o mesmo contêiner que leva batata traz o frango. E o que leva a pera tem que trazer outra coisa.” De acordo com o ministério, os belgas têm interesse em exportar pera e batata para o Brasil. “Tenho estimulado que nós, enquanto governo, criemos as condições necessárias para o comércio.”

Ainda de acordo com o ministério, o ministro belga prometeu a Maggi apoio à candidatura do brasileiro Guilherme Antonio da Costa Junior à presidência da Comissão do Codex Alimentarius. Costa Junior é coordenador de Assuntos Multilaterais do Departamento de Negociações Não Tarifárias da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério.

O Codex é formado por 187 países e é referência internacional para a solução de disputas sobre inocuidade alimentar e proteção da saúde do consumidor. A eleição acontecerá durante a 40ª Reunião da Comissão do Codex Alimentarius, prevista para o período de 3 a 7 de julho deste ano, em Genebra (Suíça).

Notícias Relacionadas