NOTÍCIAS
Maior exportadora de café solúvel do Brasil evita novos contratos por falta de robusta
por Reuters:
A Cacique, maior exportadora brasileira de café solúvel, está evitando fechar contratos de exportação com entrega no curto prazo devido a incertezas sobre a oferta de grãos de robusta e teme perder participação de mercado para rivais de outros países.
O diretor de vendas de exportação da Cacique, Pedro Guimarães Fernandes, disse à Reuters nesta segunda-feira que a crise de oferta de robusta do Brasil está “muito séria” e que, sem uma abertura para importações, os embarques de solúveis começarão a despencar em breve.
“A essa altura, eu teria que estar fechado acordos para embarque em maio, mas não estou”, disse Fernandes. “Eu não posso fechar um acordo se eu não sei se vou ter a matéria-prima para produzir”, disse ele.
O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café verde e também é o maior exportador de café solúvel. Embora não haja problemas com embarques de café verde, já que a safra de arábica foi recorde em 2016, a indústria de café solúvel está sofrendo com uma acentuada redução na produção de robusta devido a dois anos de seca no Espírito Santo, maior Estado produtor da variedade.
O café arábica é geralmente usado para produzir café torrado e moído, enquanto o robusta é amplamente usado para produzir café instantâneo. O Brasil produziu um recorde de 43,4 milhões de sacas de 60 kg de café arábica em 2016, enquanto a produção de robusta caiu para 8 milhões de sacas, a menor desde 2004.
“O nível de estoques (privados contabilizados) pela Conab é irrisório, não dá nem pra chamar de estoque. Se colocar (o consumo destinado para) torrado e moído junto, isso aí daria pra um mês”, disse Fernandes, que também lidera a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).
O governo brasileiro projetou os atuais estoques privados de café robusta no Espírito Santo e outros Estados produtores em 2,14 milhões de sacas.
O Brasil não permite importações de café sob o argumento de que eles poderiam expor os cafezais a doenças.
Fabricantes de café instantâneo estão tentando convencer o governo sobre a necessidade de importar café robusta. Autoridades em Brasília ainda estão avaliando a questão, disse o Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.
Fernandes disse que a indústria de café instantâneo também está pedindo a produtores de café, que historicamente se opõem a qualquer importação, para mudar sua postura e considerar uma janela temporária de importação.
Ele disse que se a indústria perder participação de mercado no exterior, será ruim para produtores também, já que isso iria reduzir a demanda por café no futuro.
O diretor da Cacique disse que produtores de café instantâneo do Brasil deverão importar café robusta do Vietnã se o governo decidir autorizar uma janela temporária de importação.
Notícias Relacionadas
06 de Dezembro de 2019
Café: Março/20 tem alta de 360 pts e encerra mais uma sessão expressiva...
por Notícias Agrícolas: O mercado futuro do café arábica encerrou a sessão desta quinta-feira (5) com altas expressivas na Bolsa de
27 de Setembro de 2019
Floradas ocorrem em algumas áreas cafeeiras do Brasil; ainda é cedo para...
por Reuters: Enquanto observam as primeiras floradas da nova safra brasileira de café, agricultores e analistas avaliam que uma floraç
26 de Setembro de 2019
Prazo para entrega da Declaração do ITR termina dia 30
por Notícias Agrícolas: Os donos de propriedades rurais têm até o próximo dia 30 para a entrega da declaração do Imposto sobre a P
20 de Setembro de 2019
Café arábica cai 200 pts nesta 5ª em NY em movimentação técnica e com...
por Notícias Agrícolas: Os futuros do café arábica encerraram esta quinta-feira (19) com queda de 200 pontos na Bolsa de Nova York (I
18 de Setembro de 2019
Nova mudança : Inmet confirma volta das chuvas à região Central do país...
por Notícias Agrícolas: Chuvas chegam a parte do Paraná nesta quarta-feira (18), mas norte e oeste do estado seguem secos
16 de Setembro de 2019
Primeiras chuvas já aparecem nos mapas da região Central do país a parti...
por Notícias Agrícolas: (mais…)
08 de Agosto de 2019
Vai chover mais no interior de SP em agosto?
por Josélia Pegorim / Climatempo: Agosto é época de seca em São Paulo e os eventos de chuva são pouco frequentes (mais…)
05 de Agosto de 2019
Previsão do Tempo: Região com chuva e frio nesta 2ª
por Comunicação Cocapec / Com informações do site climatempo.com.br (mais…)
02 de Agosto de 2019
Previsão de chuva e queda na temperatura na área de atuação da Cocapec...
por Comunicação Cocapec / Com informações do site Climatempo.com.br: (mais…)
02 de Agosto de 2019
Café arábica encerra 5ª em NY com quedas de até 200 pts por previsão d...
por Notícias Agrícolas: O encerramento desta quinta-feira (01) para o mercado (mais…)